Ao longo dos anos, a alfabetização vem constituindo-se como um dos grandes desafios da educação brasileira sendo progressivamente vinculada aos instrumentos de avaliação de qualidade da Educação Básica e às políticas públicas de ensino. O presente projeto de extensão aspira oferecer um curso que visa um aprofundamento na área, tendo em vista que uma das discussões mais recorrentes sobre o tema orbita na questão dos métodos utilizados para se alfabetizar. Muitas das vezes os embates tendem a reduzir o processo de apropriação da leitura e da escrita a uma questão puramente metódica. Neste sentido, este projeto propõe uma relevante discussão que busca a retomada de aspectos históricos, procurando analisar criticamente a questão dos métodos em alfabetização e suas implicações nos processos de ensino aprendizagem e na apropriação de leitura e da escrita. Deste modo, o curso pretende apresentar o percurso histórico desses métodos, diferenciando métodos de concepções pedagógicas gerindo estratégias para promover aprendizagens por meio de: aulas expositivas; fóruns de aprendizagem; leitura dos referenciais teóricos; discussões sobre vídeos e entrevistas acerca da questão dos métodos em alfabetização. A avaliação será de caráter formativo, construída no desenvolvimento do curso através da participação nas aulas ao vivo e nos debates promovidos nos fóruns de aprendizagem durante o processo. Assim, o curso tem por objetivo apresentar e discutir o percurso histórico dos métodos de alfabetização de forma a favorecer o aprimoramento de professores já em exercício na Educação Básica e futuros professores alfabetizadores, especialmente, graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia. Longe de buscar promover uma ou outra metodologia, o curso almeja auxiliar na construção de ferramentas que facilitem a autonomia profissional na tarefa de alfabetizar.
Interno: Professoras da primeira etapa da Educação Básica, graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia;
Externo: Professoras da primeira etapa da Educação Básica, graduandos de cursos de Letras e Pedagogia.