O ensino de História é um desafio enfrentado no dia a dia do professor, que articula em sua prática docente, os conhecimentos adquiridos durante sua experiência profissional, frente aos obstáculos diários enfrentados nas salas de aula, criando a possibilidade de tornar o ensino de História mais próximo e interessante ao educando. O projeto de lei do senado n°155, de 2008 elaborado pelo Senador Tasso Jereissati, tem como objetivo dar nova redação ao § 4° do art. 26 da Lei n/ 9.394, de 20 de dezembro de 1996, incluindo a obrigatoriedade de se desenvolver o conteúdo relativo aos aspectos históricos regionais e locais no ensino da História do Brasil.
Diante disso, um curso voltado para contribuir com o conhecimento sobre a história regional é relevante em dois aspectos principais, primeiro para transformar o conhecimento adquirido em pesquisas acadêmicas de qualidade sobre a região, desenvolvidas na UFRRJ, em ferramentas de ensino para instruir profissionais da educação. Em segundo lugar, a partir da instrução desses profissionais contribuir para a formação social de estudantes, para que possam interagir mais diretamente com o que é ensinado, como meio de aproximar cada vez mais o aluno da história de sua localidade e da sua vivência.
Portanto, pretendemos realizar abordagens preocupadas com o papel de marcadores sociais como gênero, raça e classe nas experiências de vida e trabalho de homens e mulheres que protagonizam a História de Seropédica, de maneira a destacar a importância da História Local na formação de sujeitos capazes de participar de modo reflexivo da dinâmica histórica e social de suas comunidades e despertar nos mesmos a compreensão dos aspectos históricos de sua localidade que se prolongam e modificam através do tempo e que necessitam de uma abordagem crítica e transformadora da realidade. Ademais, o exercício de debater e compreender temas relevantes sobre a localidade propicia um diálogo fundamental para a comunidade, como a preservação do patrimônio histórico e cultural.