Pular para o conteúdo

Fios de Palavras Alfabetizadoras: revisitando concepções, políticas e práticas que constituem os fazeres saberes alfabetizadores: entre-com professoras alfabetizadoras

O curso de alfabetização aborda a inter-relação entre linguagem, cultura e sociedade, com o objetivo de analisar enfoques contemporâneos sobre alfabetização e suas práticas no contexto escolar. Além disso, promove o compartilhamento de práticas entre professoras alfabetizadoras, buscando construir uma rede formativa de conhecimento. Nesse contexto, os saberes e fazeres das professoras são considerados centrais para a reflexão sobre as questões da alfabetização.
Para essa tessitura formativa, utiliza-se como dispositivo de pesquisa-formação a Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (DNEP), idealizada por Daniel Suárez (2011, 2016). A DNEP visa documentar e refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores, caracterizando-se por ser um processo coletivo que envolve conversas entre pares, e não apenas uma narrativa individual. Esse processo formativo integra pesquisa-formação-ação, etnografia e (auto)biografia, permitindo aos professores refletirem sobre suas práticas e construírem novos saberes pedagógicos. Na DNEP, a autoria e a autonomia dos saberes docentes são destacadas pela valorização das experiências como conhecimento significativo.

Ciências Humanas
Instituto Multidisciplinar - Av. Gov. Roberto Silveira, s/n
Semipresencial
Período: 08/04/2025 à 15/07/2025
Vagas: 35
Carga Horária: 45
Inscrição: 29/03/2025 à 05/04/2025