O curso de alfabetização aborda a inter-relação entre linguagem, cultura e sociedade, com o objetivo de analisar enfoques contemporâneos sobre alfabetização e suas práticas no contexto escolar. Além disso, promove o compartilhamento de práticas entre professoras alfabetizadoras, buscando construir uma rede formativa de conhecimento. Nesse contexto, os saberes e fazeres das professoras são considerados centrais para a reflexão sobre as questões da alfabetização.
Para essa tessitura formativa, utiliza-se como dispositivo de pesquisa-formação a Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica (DNEP), idealizada por Daniel Suárez (2011, 2016). A DNEP visa documentar e refletir sobre as práticas pedagógicas dos professores, caracterizando-se por ser um processo coletivo que envolve conversas entre pares, e não apenas uma narrativa individual. Esse processo formativo integra pesquisa-formação-ação, etnografia e (auto)biografia, permitindo aos professores refletirem sobre suas práticas e construírem novos saberes pedagógicos. Na DNEP, a autoria e a autonomia dos saberes docentes são destacadas pela valorização das experiências como conhecimento significativo.