Feminismos Plurais na Prática Docente para a Igualdade de Gênero (PPESCE)

A história da participação política das mulheres na América Latina indica uma série de motivos para a mobilização e organização das mulheres: demandas econômicas e sociais, a luta pela democracia, a resistência às ditaduras. Na maioria das vezes, as reivindicações das mulheres têm crescido a partir das suas preocupações imediatas, com sua própria mobilização, muitas vezes uma resposta espontânea ao agravamento das condições. Em alguns casos, inicialmente a organização e a participação das mulheres tem sido impulsionada por agências externas e não pelas próprias mulheres, tais como igrejas, partidos políticos, sindicatos, cooperativas e afins. De qualquer forma, a experiência acumulada de organização de mulheres não só estabeleceu a legitimidade das questões das mulheres, mas deu origem a uma das visões mais ousadas e originais da mudança social, um guia para um caminho comum de crescimento produtivo e justiça social, dentro de uma estrutura de autêntica democracia. Para atingir essa democracia entre os gêneros, a Teoria Feminista enxerga a educação como meio de mobilidade social para mulheres, jovens e meninas de contextos sociais estratificados, capilarizados pelos costumes patriarcais de conceber a mulher – ou o gênero feminino – como um signo performático desprestigiado socialmente. Este curso visa oferecer aos cursistas – principalmente os futuros ou já docentes – ferramentas teórico-críticas que adensem o enfrentamento ao machismo em contextos escolares do território brasileiro. Bem como arrole para a discussão feminista as contribuições proeminentes do feminismo negro e do transfeminismo. No curso, dialogaremos com a feminista negra bell hooks, e a nigeriana, também feminista, Chimamanda Ngozi Adichie; Também trataremos da tecnologia do gênero proposta pela feminista italiana Teresa de Lauretis, em consonância com as observações de Donna Haraway e Judith Butler.

Público Interno: Alunos de graduação e pós-graduação;
Público Externo: Estudantes de ensino médio e sociedade civil em geral.

Ciências Humanas
Período: 16/05/2022 à 15/06/2022