Pular para o conteúdo

Exegese sobre a Obra Tempo e Ser para pensar o Acontecimento em Martin Heidegger

Creio que se quisermos compreender a fenomenologia de Ser e Tempo, precisamos tentar compreender o que Heidegger quer propriamente pensar: o Ser. O Ser é compreendido desde os gregos enquanto presença constante, a entidade do ente, em função do caráter de permanência e disponibilidade da ideia dado à compreensão imediata do ente na lida. O que Heidegger quer indicar com isso é que o Tempo não é uma composição de atualidade, passado e futuro, que são representações ônticas do tempo, mas que o tempo se constitui pelo caráter de decorrência, isto é, de constância de ocorrência de um não-mais para um ainda-não.  
O Tempo é aqui determinado pelo Ser enquanto presença e o Ser é determinado pelo tempo enquanto ocorrência. O Ser é devir, não o devir de algo, mas de si mesmo. Ser é abertura (compreensão) e Tempo é ampliação enquanto o movimento da abertura. A abertura em si já é uma ampliação. Ocorrência significa aqui: facultar, pois nada ocorre que não seja facultado. Daí Heidegger trazer a problemática do “dar” na definição do Ser: o Ser dá-se. O dar-se é o próprio ocorrer, e neste ocorrer temporal na compreensão é facultada a presença (enquanto acontecimento ou enquanto entidade do ente). O dar que atém Ser e tempo é o possível, o caráter do devir. O devir é um facultar de ocorrência, pois se não houvesse uma doação não se poderia falar em devir. Devir é tornar-se, isto é, é um dar. E o que o devir dá? O ente concreto (significação imediata) e o pensamento intencional. O dar dá o ente e dá a compreensão, ou seja: o dar dá precisamente o (des)ocultar, que é a compreensão, enquanto a possibilidade do ente aparecer. O caráter da ocorrência é, portanto, o de facultar presença [Anwesenlassen] (à compreensão): possibilitação de presença. Só há ente presente porque há devir, movimento temporal da compreensão, isto é, porque há concessão, possibilitação: Ser, que é o Nada de entidade, o Nada de forma universal-atemporal (Metafísica).
Neste curso, tentaremos compreender a questão ontológica para além do pressuposto metafísico que, de Platão a Nietzsche, vem determinando tacitamente os fundamentos da ontologia

Ciências Humanas
Remoto
A Distância
Período: 29/04/2025 à 10/06/2025
Vagas:
Carga Horária:
Inscrição: 17/04/2025 à 26/04/2025