A proposta do Curso “Em linhas narrativas de mulheres: infinitos contornos de gênero” fora desenhada originalmente no Projeto De linhas, outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos possíveis à contação e à criação de livros em literatura infantojuvenil, ainda em andamento, mas se consolidou com o desenvolvimento da atividade de extensão nos últimos meses, surgindo, pois, como uma demanda efetiva ao longo das contações de histórias e das reuniões/dos encontros com a equipe do Projeto, todos de forma on-line, se confirmando como justificativa de uma experiência e vivência que foram acirradas em função do distanciamento social provocado pela Covid-19, gerando uma demanda de escrita experimental, e necessária, como também sugere o título do Curso, sobre a temática de gênero e da posição das mulheres diante das relações sociais. Tem, assim, como objetivo, o de fomentar sobre o debate de gênero, com foco nas múltiplas formas de se perceber mulher, por meio das trocas conceituais teóricas e literárias. Tem, ainda, como objetivo secundário a produção e a publicação de material estético-reflexivo produzido ao longo do curso, como um memorial do tempo presente, resgatando experiências, expectativas, medos e anseios vividos neste cenário de adoecimento global. Para tanto, tem a proposta de mesclar conceitos teóricos e experiências literárias, de autoras na literatura, bem como de obras em que se destaquem personagens – reais ou ficcionais – que compõem uma biblioteca feminina – tal como Carolina Maria de Jesus, uma de nossas homenageadas, por sua obra, por sua importância, e por seu recente reconhecimento como Doutora Honoris Causa, pela UFRJ, em novembro de 2020 – estendendo-se, pois, neste Curso. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. O uso das histórias por meio das obras literárias se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001). Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, e novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de produção dos textos terá ainda a contação como elemento provocador, e será organizado junto à equipe e aos partícipes, progressivamente elaborada a cada encontro (a cada aula, os participantes serão convidados a darem continuidade ao seu texto) – suscitando, nos integrantes, a retomada de obras/vivências oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais.
Interno: Discentes, docentes e servidores
Externo: Comunidade.