Educação Especial e Práticas pedagógicas inclusivas: plano de ensino individualizado, tecnologia assistiva e comunicação alternativa

Estudos científicos apontam que os profissionais da educação se sentem despreparados para atuar com estudantes com deficiência. Frequentemente relatam desconhecer temas que envolvam a elaboração de Planos de Ensino Individualizado (PEI), Tecnologia Assistiva (TA), Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) e outros conhecimentos específicos relacionados à área da Educação Especial. É pensando nessa perspectiva que o projeto de extensão visa oferecer um curso de formação para os profissionais da educação da rede pública da Baixada Fluminense e licenciandos da UFFRJ sobre práticas pedagógicas inclusivas, PEI’s, TA, CAA e oficinas de elaboração de materiais pedagógicos acessíveis em CAA. Espera-se que ao final do curso os cursistas sejam capazes de
a) elaborar, acompanhar e avaliar os planos de ensino individualizados voltados para os estudantes público-alvo da educação especial;
b) ter conhecimento sobre práticas pedagógicas em Educação Especial, TA e CAA.
Além de confeccionar e analisar materiais pedagógicos acessíveis mediante o uso de recursos de TA e CAA.

PÚBLICO ALVO

Público Alvo Interno: Estudantes de Pedagogia e Licenciatura da UFRRJ
Público Alvo Externo: Professores da rede pública da Baixada Fluminense.

Ciências Humanas
Presencial – UFRRJ/IM, Campus Nova Iguaçu
Período: 17/10/2023 à 19/03/2024
Vagas: 40 vagas
Carga Horária: 30 horas
Inscrição: 25/09/2023 à 02/10/2023
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