Do currículo à entrevista de emprego: Como se tornar atrativo para o mercado de trabalho? (PPESCE)

Nos últimos anos, observa-se uma expansão significativa da Educação a Distância (EaD), o que contribui com a democratização da educação, com a ampliação dos índices de escolaridade no país, com a redução das desigualdades sociais no que se refere ao acesso ao conhecimento e desenvolvimento profissional, pois trata-se de uma modalidade que permite, principalmente a partir da inserção de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no mercado de trabalho, a oferta de educação de qualidade e em lugares que as universidades não conseguem chegar (BITTENCOURT; MERCADO, 2014; BAESSE; GRISOLIA; OLIVEIRA, 2016; COLPANI, 2018).

No entanto, a falta de capacitação daqueles que se candidatam a essas vagas representa uma barreira para as instituições. Às vezes, esta lacuna já é observada nas primeiras etapas do processo seletivo, identificada pela ausência de competências básicas, como comunicação, apresentação pessoal, empatia ou pela elaboração deficiente de currículos e pelo baixo desempenho durante a entrevista de empego. Para mudar este cenário, o curso de extensão “Do Currículo à Entrevista de Emprego: como se tornar atrativo para o mercado de trabalho?”, ofertado na modalidade a distância, oferece à comunidade interna e externa à UFRRJ a oportunidade de capacitar-se para a participação em processos seletivos, elevando as chances de aprovação, uma vez que as deficiências observadas pelas empresas nestas etapas serão minimizadas ao longo do curso. Além da oferta de capacitação profissional, o curso proposto adquire relevância social, já que a possibilidade de inserção futura dos participantes no mercado de trabalho contribuirá para modificar a realidade econômica destes sujeitos, de seus familiares e da comunidade em que estão inseridos. Por fim, o curso reforça o eixo fundamental da universidade, representado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. Associar o ensino e a pesquisa à extensão demonstra a preocupação com os problemas da sociedade e a busca pela compreensão ético-político-social dos destinatários finais do saber científico produzido.

Público-alvo:
Pessoas de ambos os sexos, distribuído na faixa etária de 15-60 anos, que tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental e possuam conhecimentos básicos de acesso à internet

Ciências Sociais Aplicadas
Período: 29/08/2022 à 23/09/2022