Curso de Extensão e Formação de Agentes Municipais 2: Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável (PPESCE)

RESUMO: O processo de desenvolvimento da sociedade junto com a característica da concentração de renda, resultou em uma desigualdade social e econômica principalmente nos países subdesenvolvidos. A necessidade de implementar ações que visam analisar principalmente as características dessas sociedades é fundamental para o processo de desenvolvimento sustentável mais democrático, e que não seja por nenhuma hipótese excludente. Sendo assim , o desenvolvimento deve se manifestar de maneira multidimensional, não somente voltado ao crescimento econômico, e sim, incorporando-o em um processo de emancipação social, atrelado à questão da sustentabilidade e preservação ambiental, e também da inclusão social, tornando-o um aspecto de alta complexidade.
A gestão social é primordial para auxiliar na busca de um desenvolvimento local de forma mais participativa e democrática. Através dela, torna-se viável a participação de todos os indivíduos durante o processo de tomada de decisão, nas mais variadas esferas constituintes do tecido social na construção deste processo para a consecução de uma sociedade mais justa e igualitária, além de enfatizar a necessidade da preservação do meio ambiente, e agir de forma sustentável, pois é primordial para que sejam evitados, e/ou diminuídos os impactos futuros no meio em que habitamos.
Faz-se necessário então, para a formação dos Agentes Observadores, uma atenção especial às temáticas relacionadas à Gestão Social e à Participação Social, perpassando pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) para permitir um processo de desenvolvimento local mais igualitário, construído a partir de relações de mutualidade dos agentes com o território, ou seja, do Desenvolvimento Sustentável, conhecendo melhor os aparelhos e os espaços a serem utilizados de uma melhor maneira.

PÚBLICO-ALVO
Interno e Externo: Agentes potencializadores de conhecimento e formadores de redes (membros do Colegiado Territorial Rural da Baía da Ilha Grande, agentes sociais, agentes educadores, membros de sindicatos, conselheiros municipais, participantes de projetos em economia solidária, em educação, em cultura), residentes e/ou atuantes nos municípios da Baía da Ilha Grande (Seropédica, Itaguaí, Paracambi, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro), e demais agentes da sociedade civil interessados.

Ciências Sociais Aplicadas
Curso Online
Período: 14/06/2021 à 14/07/2021
Vagas: 30 vagas
Carga Horária: 30 horas
Inscrição: 27/05/2021 à 06/06/2021
Pular para o conteúdo