Esse minicurso integra um projeto de pesquisa que aborda o uso do pensamento computacional por meio da resolução de problemas matemáticos. O objetivo é analisar as produções científicas brasileiras existentes sobre o tema no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio de uma revisão sistemática e obter dados a partir da aplicação de formulários objetivos e pelas diferentes formas de expressão. A metodologia na etapa de experimentação com a proposta do minicurso será a Engenharia Didática, visando fomentar dois momentos com os discentes do curso de licenciatura em matemática da UFRRJ que participam ou participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a fim de investigar e explorar as possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional com a proposta de validação um caderno de atividades desplugadas com sequências didáticas por meio da resolução de problemas algoritmizados, com ênfase na unidade temática Geometria. Essa pesquisa tem como justificativa, o avanço das tecnologias e a sua inclusão no exercício da cidadania, entendendo que participar do mundo digital também é exercer o direito de participar e acessar dos problemas e acontecimentos que percorrem entre o mundo digital e físico.