Comida: Conectando Afetos nas Relações Interpessoais – PPESCE

O objetivo deste curso de extensão é refletir sobre os significados da comida e suas funções em um contexto social. Também desejamos problematizar o fato de que alimentação é um espaço de pertencimento, das diferenças em relação aos gêneros, dos imaginários sociais e possui distinções nas dinâmicas históricas e culturais das sociedades e pode trazer discussões sobre identidade no território. O público-alvo é a comunidade geral de Seropédica, ou seja, alunos/funcionários ou não da UFRRJ, com a faixa etária acima de 18 anos. A relevância do tema do curso para a comunidade interna e externa à UFRRJ, se faz na discussão do debate de gênero, classe social, memórias, afetos e desafetos, laços familiares, política etc para o território de Seropédica, na Baixada Fluminense/ RJ, podendo rememorar um dos elementos identitário da região através das memórias dos moradores sobre a comida. Queremos refletir sobre as categorias analíticas da “Alimentação Afetiva”, “Cultura alimentar” e “Antropologia das emoções” ao longo do curso. Nosso referencial empírico são as histórias/ memórias alimentares dos/as discentes localizados na região de Seropédica. Nossas aulas foram divididas em 24 horas síncronas (3 horas por em cada encontro presencial) e 36 horas assíncronas no total ao longo de 8 semanas. Em relação metodologias, usaremos abordagens colaborativas e metodologias ativas, de discussões, leituras e debates, além do uso dá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com fórum e debates.

PÚBLICO ALVO

Público Interno: Geral 18 a 80 anos