Ciclo de Oficinas Análise de Discurso: Populismo Digital e Mídias Sociais

Este curso de extensão pretende compartilhar resultados das atividades do Grupo de Pesquisa Discurso, Redes Sociais e Identidades Sócio-políticas (DISCURSO), do Laboratório de Partidos e Política Comparada (LAPPCOM) e do grupo Laboratório de Sociologia Digital (LSD). O curso procura colocar à disposição elementos metodológicos que permitam entender a análise política das práticas discursivas e das estratégias narrativas de atores chaves dos discursos em disputa. Particularmente, por um lado, o curso pretende dar uma visão sobre a disputa de discursos políticos negacionista e científico sobre a pandemia de Covid-19 a partir das análises das práticas discursivas de seus principais porta-vozes nacionais e internacionais. Por outro, o curso procura recuperar características do discurso populista e compreender o papel das mídias sociais no que toca à construção de um populismo digital.

Público Interno: alunos de graduação e pós-graduação
Público Externo: alunos de graduação e pós-graduação

Ciências Humanas
Período: 10/06/2021 à 26/08/2021