Capacitação Profissional para o Mercado de Trabalho: Estratégias e Ferramentas – PPESCE

Hoje, o índice de desemprego no Brasil alcança um valor expressivo, resultado do crescimento lento da economia, das consequências da pandemia ocasionada pela COVID-19 e, principalmente, das novas tecnologias, que passaram a substituir o homem em diversas funções. Contudo, apesar deste cenário apontar para a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, muitas empresas estão à procura de novos candidatos para preencher diversas vagas que surgem nos diferentes setores econômicos. No entanto, a falta de capacitação daqueles que se candidatam a essas vagas representa uma barreira para as instituições. Às vezes, esta lacuna já é observada nas primeiras etapas do processo seletivo, identificada pela ausência de competências básicas, como comunicação, apresentação pessoal, empatia ou pela elaboração deficiente de currículos e pelo baixo desempenho durante a entrevista de empego. Para mudar este cenário, o curso de extensão “Capacitação para o Mercado de Trabalho: estratégias e ferramentas”, ofertado na modalidade a distância, oferece à comunidade interna e externa à UFRRJ a oportunidade de conhecer as novas tendências e competências profissionais requeridas pelo mercado de trabalho, identificar a importância do autoconhecimento para a carreira profissional, refletir, por meio da orientação vocacional/profisisonal, as escolhas de carreira, elaborar um Plano de Carreira para o desenvolvimento profissional, desenvolver a empregabilidade e capacitar-se para a participação em processos seletivos, a partir da elaboração de currículo e preparo para entrevistas de emprego, o que aumentará as chances dos cursistas de serem inseridos no mercado de trabalho, uma vez que muitas das deficiências observadas pelas empresas serão minimizadas ao longo do curso. Além da oferta de capacitação profissional, o curso proposto adquire relevância social, já que a possibilidade de inserção futura dos participantes no mercado de trabalho contribuirá para modificar a realidade econômica destes sujeitos, de seus familiares e da comunidade em que estão inseridos. Por fim, o curso reforça o eixo fundamental da universidade, representado pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. Associar o ensino e a pesquisa à extensão demonstra a preocupação com os problemas da sociedade e a busca pela compreensão ético-político-social dos destinatários finais do saber científico produzido.

PÚBLICO ALVO

Público Interno: O curso destina-se ao público-alvo de ambos os sexos, distribuído na faixa etária de 15-60 anos, que tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental e possuam conhecimentos básicos de acesso à internet.

Público Externo: O curso destina-se ao público-alvo de ambos os sexos, distribuído na faixa etária de 15-60 anos, que tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental e possuam conhecimentos básicos de acesso à internet.

Ciências Sociais Aplicadas
Período: 08/05/2023 à 10/07/2023