A Química das maquiagens e os segredos dos cosméticos da Barbie

Os cosméticos constituem um grupo de produtos dos mais consumidos no mundo. Apesar da associação com a beleza e a vaidade, o uso desses produtos está associado a saúde e qualidade de vida, prevenindo danos e agressões à pele, como é o caso dos protetores solares e hidratantes, e promovendo assim higiene e cuidado pessoal, o que resulta em uma autoestima mais elevada. Atualmente, buscam-se formulações que agreguem mais ações e propriedades como, por exemplo, cremes hidratantes que também são antioxidantes, protetores solares de amplo espectro e antienvelhecimento, maquiagens multifuncionais, etc. O conhecimento da química dos cosméticos é importante não só para compreender os diferentes usos e ações dos produtos, mas também para produzir e formular esses produtos a partir de suas variadas composições. A Química tem importância fulcral para a área de Cosmetologia, pois permite a compreensão da ação e dos resultados da aplicação desses produtos nos diferentes tipos de pele e anexos cutâneos. Além disso, a aplicação e uso contínuo e racional desses produtos pode trazer melhorias para a saúde, favorecendo assim o bem estar e a autoestima. A beleza tem uma explicação química e que pode ser conhecida, desvendando assim os segredos da beleza da Barbie. Neste curso, será ressaltada a importância do uso correto dos cosméticos para que os efeitos prometidos sejam alcançados. A proposta dessa oficina é a produção de produtos cosméticos ligados a maquiagem e adorno, e que são associados, no imaginário popular à beleza, à saúde e à juventude. Serão preparadas as seguintes composições: Gloss labial, Sombra de maquiagem para os olhos e Blush de maquiagem para o rosto. A manipulação dessas preparações não trará nenhum risco aos alunos, podendo ser realizada na capela do laboratório – apesar de não haver liberação de vapores nauseantes e/ou corrosivos. As maquiagens serão armazenadas em frascos específicos com etiquetas apropriadas. Como exemplo marcante de beleza e juventude, tem-se o ícone Barbie com seu mundo rosa de beleza e jovialidade. A associação dos cosméticos à figura da Barbie não pretende valorizar a futilidade e frivolidade da moda, mas, pelo contrário, asseverar que o uso dos cosméticos é importante para o autocuidado e a autoestima, no que tange à saúde, higiene e bem estar. Longe de sugerir e impor padrões de beleza, pretende-se estimular o cuidado com a pele e a valorização da beleza de cada indivíduo, a qual pode ser ressaltada com o uso das maquiagens que serão preparadas nesta oficina. Destarte, o objetivo do curso pode ser sintetizado em poucas palavras: Ame-se, cuide-se, valorize-se…e saiba Química!

Ciências Exatas e da Terra
Período: 09/10/2024 à 24/10/2024