O curso pretende analisar, sucintamente, o que a filosofia heideggeriana propõe como sendo a estrutura do pensamento e, por conseguinte, o que esta filosofia pensa por respeito à estrutura própria do ser-homem. De acordo com Heidegger, a Filosofia enquanto Metafísica vem perpetrando uma posição eminente do pensamento como conhecimento, isto é, como desvelamento do ente enquanto saber metafísico. O filósofo então, ao estudar profundamente as formas como as quais o pensamento vem historicamente pensando a questão primordial e fundamental da Filosofia, qual seja, a questão do Ser enquanto Ser, começa a estabelecer o que permanece impensado na história da Filosofia: a própria questão do Ser, uma vez que tal questão, no interior do saber metafísico, demanda sempre implicitamente uma determinação última formal para ou no ente. Para o filósofo, no entanto, a questão do Ser ele mesmo começa a aparecer como uma questão histórica e circunscrita, isto é, interior a um Mundo de sentido. Se, portanto, o Ser é compreendido a partir do Mundo de sentido no qual se manfiesta, então isto por um lado quer dizer que não há, originariamente, espaço para a tentativa de obtenção de verdades absolutas ou universais; e, por outro, quer dizer que o Ser, por ser somente interior a um Mundo de sentido, não pode ser originariamente um algo (um ente), ou uma substância universal delimitada formal ou onticamente, como tanto desejou a Metafísica. A destruição fenomenológica heideggeriana da filosofia tradicional é, deste modo, o fio condutor para a preparação da temática do Ser enquanto tempo, isto é, para a temática do Ser enquanto movimento: a temática principal de Ser e Tempo. Uma vez que o Dasein (o ex-sistir humano), sendo a cada vez, finito, deve ser trazido à dimensão de fenômeno a partir da sua lida histórica com o Ser e, por conseguinte, a partir da sua lida com o tempo.
Público Interno: Alunos de Graduação e Pós-Graduação em qualquer área interessados na área da História da Filosofia
Público Externo: Aberto ao público em geral interessado na área da História da Filosofia.