A Libras para ouvintes: praticando a língua (Curso instrumental)

O curso proposto visa atender as solicitações de discentes da UFRRJ, campus de Seropédica, que cursam a disciplina IH902 – LIBRAS dando ênfase na prática de uso da Libras. Nas aulas ordinárias desta disciplina, esse público-alvo sempre demonstra interesse em continuar o estudo prático na língua, uma vez que a disciplina tem somente o crédito de 30 horas e, além do conteúdo prático (linguístico), é necessário prosseguir com os outros pontos do programa que são mais teóricos voltados para as políticas de educação de surdos. Devido a isso, não é possível desenvolver uma prática satisfatória para dialogar com os colegas surdos que atualmente estão matriculados na instituição nos cursos de Matemática e Engenharia Florestal.

Para atender os discentes não-surdos da UFRRJ, o curso terá caráter instrumental voltado para a prática no uso da língua. Quanto à sua modalidade, será híbrida: remota assíncrona, síncrona (tutoria online) e presencial. Os cursistas terão acesso ao conteúdo pela plataforma GOOGLE SALA DE AULA e, uma vez por semana, irá tirar suas dúvidas com seu instrutor em encontros virtuais. Presencialmente, uma vez por semana, irá se encontrar na UFRRJ com o instrutor surdo para praticar a conversação.

O projeto contará com a colaboração da Coordenação do Curso Letras-Libras-Língua Portuguesa da UNESA. Os graduandos deste curso irão participar como tutores online e na preparação de materiais digitais. A orientação para elaboração dos materiais e do planejamento das aulas será de responsabilidade dos professores Ana Ziner/UFRRJ (coordenadora do projeto) e Keles Firmino (coordenadora do curso de letras libras na UNESA).

Os graduandos da UFRRJ nos cursos de Matemática e Eng. Florestal participarão desta ação como instrutores surdos nos encontros presenciais no campus de Seropédica com o propósito de promover a conversação por imersão na Libras. Importante acrescentar que a carga horária associada a esta ação poderá ser aproveitada pelos discentes como carga horária parcial em atividades acadêmicas como Seminários de Educação e Sociedade – Direitos Humanos e/ou no Estágio Supervisionado IV, que se volta para as questões de espaços educacionais não formais, educação de jovens e adultos e educação matemática inclusiva. No caso da discente do curso de Engenharia Florestal, claramente o aproveitamento se dará como atividades autônomas, mas decerto contatos mais estreitos com a coordenação do curso poderão possibilitar outras possibilidades de aproveitamento.

Além de contribuir para a formação profissional dos discentes envolvidos no projeto, o curso também contribuirá para ações inclusivas na comunidade da UFRRJ: (1) romper barreiras comunicativas entre os discentes surdos e não-surdos, podendo assim refletir no desenvolvimento acadêmicos dos envolvidos, além de oportunizar que esses discentes possam se tornar agentes ativos na difusão da língua na comunidade UFRRJ; outro ponto (2) é a ação a formação dos discentes da UFRRJ, uma vez que a interação entre os surdos e os não-surdos pode impactar na formação do profissional consciente de sua responsabilidade social com a inclusão real e sem estereótipos.

PÚBLICO ALVO

Público Alvo Interno: Discentes da UFRRJ que tenham cursado e concluído (com aprovação) a disciplina IH902 LIBRAS.
Público Alvo Externo: Discentes que cursaram a disciplina Libras em outra instituição de ensino superior.

Linguística, Letras e Artes
Semi-presencial
Período: 12/09/2023 à 28/11/2023
Vagas: 40 vagas
Carga Horária: 60 horas
Inscrição: 04/09/2023 à 08/09/2023
Pular para o conteúdo