Territórios Sustentáveis: Mapeamento com Drones

O curso Territórios Sustentáveis: Mapeamento com Drones, busca capacitar agentes públicos da secretaria municipal de meio ambiente e clima de Paracambi (SEMAC) e seus parceiros. Tendo em vista a participação SEMAC por meio de seus agentes nas atividades do Observatório das unidades de conservação da baixada fluminense coordenado pela professora Edileuza Dias de Queiroz, foi proposto o curso como uma das capacitações que serão realizadas pelo Observatório.
Tendo em vista o Programa Ambiente Resiliente (SEAS/ONU Habitat) e os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 6 – Água Potável e Saneamento:
1. Meta 6.1: Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
2. Meta 6.3: Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando o despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização segura globalmente.
3. Meta 6.5: Até 2030, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis, inclusive por meio da cooperação transfronteiriça, conforme apropriado.
4. Meta 6.6: Até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados à água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
5. Meta 6.a: Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e ao saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis:
Meta 11.b: Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis.
Considerando o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima:
Objetivo 3: Identificar e propor medidas para promover a adaptação e a redução do risco climático.
1. Meta 3.10: Modelagens climáticas e hidrológicas desenvolvidas de forma integrada, e impactos na gestão de recursos hídricos avaliados.
Está contemplado no curso os agentes das seguintes secretarias: Secretaria de meio ambiente e clima; secretaria de agricultura, secretaria de ciência e tecnologia, secretaria de ordem e segurança pública; guarda civil; secretaria de obras; secretaria de comunicação; secretaria de planejamento  e secretaria de transporte além dos parceiros externos: Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e Companhia Estadual de águas e esgoto.
Os participantes serão apresentados ao geoprocessamento e sensoriamento remoto e suas aplicações  que permitirá explorar e analisar dados geoespaciais. Além disso, será abordado o planejamento, captura e processamento de imagens de drones de diferentes aplicações e modelos como: o drone termal.
No que diz respeito aos automatizadores de voo, o curso abrangerá o Drone Harmony e o Drone Deploy, ferramentas essenciais para planejamento, monitoramento e execução eficazde missões de drones. Os participantes aprenderão a utilizar essas plataformas para otimizar o voo, coleta e processamento de dados, contribuindo para uma abordagem eficiente e segura . 

Ciências Exatas e da Terra
Rancho Novo – Instituto Multidisciplinar
Semipresencial
Período: 20/10/2025 à 21/11/2025
Vagas: 25
Carga Horária: 60
Inscrição: 10/10/2025 à 17/10/2025
-->