COMO PRODUZIR BONS POTROS: Pediatria equina – da gestação ao desmame dos potros

A criação de cavalos no Brasil é uma atividade que vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos, tanto em quantidade de criadores e animais envolvidos no negócio do cavalo, quanto em termos de valores dos animais, devido à especialização dos criadores, e na grande quantidade de empregos gerados no setor. O crescente aumento no número de animais faz com que, como qualquer outra atividade, se necessite de mão de obra especializada, porém o que se encontra é uma grande quantidade de pessoas que não possui capacitação alguma trabalhando com estes animais e formando conceitos errôneos, o que prejudica a criação e a própria integridade dos animais.
Atualmente, cerca de 320 mil pessoas estão ligadas direta ou indiretamente ao mercado de equinos no Brasil, trabalhando nas mais diversificadas áreas, como fazendas de criação, hípicas, laboratórios, clínicas especializadas, indústrias de rações e insumos, leilões de animais, cursos de graduação e pós-graduação ligados à criação e cuidados com os animais, mídias eletrônicas e impressas, entre outras atividades.
A capacitação de jovens da região da baixada fluminense nas diversas áreas relacionadas à criação e utilização do cavalo, através de ações de extensão e divulgação de técnicas de criação pode ser uma das formas de formar bons profissionais para o meio.
Cabe então às universidades buscar parcerias para permitir a oferta de atividades para reforçar a formação técnica e social dos profissionais da equideocultura, especialmente em áreas como:
manejo de éguas no final da gestação e após o parto, cuidados perinatais, manejo alimentar e nutricional, doma e adestramento de animais jovens, formação, adubação e manejo de pastagens, manejo sanitário nas fases iniciais de vida dos equinos, entre outros.
Assim, esse projeto visa a capacitação de discentes de graduação e pós-graduação nas diversas áreas ligadas à avaliação dos animais e do sistema de criação, com foco na produção de potros. Esses profissionais serão multiplicadores das técnicas e metodologias transferidas nesse curso.

Ciências Agrárias
Presencial
Período: 25/11/2024 à 25/11/2024
Vagas: 100
Carga Horária: 8
Inscrição: 15/11/2024 à 22/11/2024
Pular para o conteúdo