Programa de Planejamento para Aposentadoria

A implantação do PPA na Universidade Federal Rural (UFRRJ) ocorreu em 30 de abril de 2013, por meio de palestra proferida pela Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST) sobre a temática da aposentadoria, que visou sensibilizar a comunidade universitária sobre sua incidência na UFRRJ.

O debate sobre a aposentadoria e suas implicações, em nossa universidade, é de grande relevância em função de sua presença real no cotidiano da UFRRJ – em que, se não nós, muitos de nossos colegas de trabalho vivenciam a proximidade com a aposentadoria. Além disso, para o servidor que se encontra no período de pré-aposentadoria (que aqui definimos como aqueles que estão a até 5 anos de preencher os requisitos que lhes permitam escolher aposentar-se), muitas são as questões que perpassam a decisão do desligamento da atividade profissional na Rural, que vão desde aspectos da vida pessoal e em família, passando pela situação financeira e de moradia.

O PPA objetiva, com isso, a promoção de saúde através da provocação do servidor em direção a um novo projeto de vida, que encontre novas formas de realização profissional e de satisfação pessoal. O PPA tem por meta orientar os servidores para que estes possam vivenciar a experiência de aposentar-se como uma escolha prazerosa e planejada, associada a um foco positivo e sugestivo de descanso e novas oportunidades, bem como à realização de novos planos e velhos sonhos, num processo de transição no qual a ruptura com o mundo do trabalho regular não impeça o surgimento de outros horizontes.  

Assim o PPA oferece aos pré-aposentados palestras e oficinas temáticas com foco nos aspectos legais, de saúde, de projetos de vida pessoal, social/familiar e financeiro, buscando ser um facilitador fundamental na experiência da aposentadoria na UFRRJ.


Quem é o foco do PPA?

Todos os trabalhadores da instituição, sejam os que iniciaram recentemente a atividade laboral, sejam os mais próximos de se aposentar, isto é, com período de até 5 anos para a aposentadoria, seja ela voluntária ou compulsória.


Como é a sua atuação?

O PPA se desenvolve através da pesquisa continuada e monitoramento dos dados referentes à aposentadoria na UFRRJ; da elaboração e distribuição de materiais socioeducativos; da sensibilização de servidores para o PPA; da realização de palestras socioeducativas e o Curso de Planejamento da Aposentadoria.

O Curso de Planejamento da Aposentadoria prioriza os trabalhadores com maior proximidade à aposentadoria e o seu formato comporta seis módulos, de frequência semanal sobre os temas: social, saúde, família, economia, legislação e projetos pessoais. Esses encontros são espaços de reflexão a respeito das diversas implicações da aposentadoria, visando que cada participante possa descobrir formas mais adequadas de lidar com esse momento.

Últimas Notícias

Servidoras da CASST participam do Encontro Nacional do SIASS em Brasília

As servidoras da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (CASST) — Elen de Léo (Psicóloga), Patrícia Rodrigues leia mais

21/10/2025 - 10:39

A importância de beber água regularmente

A hidratação é fundamental para a boa saúde como um todo. Já que o organismo de uma pessoa adulta é leia mais

07/03/2024 - 09:57

Vacinação Ocupacional – 30 e 31 de outubro na CASST

Nos dias 30 e 31 de outubro a CASST promoverá a Vacinação Ocupacional dos trabalhadores da UFRRJ. Serão aplicadas as leia mais

26/10/2023 - 11:26

CASST promove curso “Acidente de trabalho e Combate a incêndios: noções básicas, percepção de riscos e métodos de prevenção”

Em parceria com a CODEP, a CASST está promovendo o curso “Acidente de trabalho e Combate a incêndios: noções básicas, leia mais

01/06/2023 - 09:22

Atestado Web – Uma nova forma de cuidar de seus atestados

O Atestado Web é uma nova funcionalidade da plataforma SouGov, que permite ao servidor público federal o encaminhamento de seus leia mais

22/08/2022 - 10:18

27 de Julho – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Com a criação do Ministério do Trabalho, em novembro de 1930, surgiram órgãos regulamentadores voltados ao interesse do trabalhador. Somente leia mais

27/07/2022 - 10:00

mais notícias


Postado em 27/07/2022 - 10:00