O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é uma ferramenta que visa a prevenção e o controle dos riscos ocupacionais nas organizações. O PGR surgiu como uma exigência da Norma Regulamentadora n° 01, que entrou em vigência em janeiro de 2022, e estabelece as disposições gerais e o gerenciamento de riscos ocupacionais.
O PGR é composto por duas etapas principais: o Inventário de Riscos Ocupacionais, que identifica os perigos e avalia os riscos existentes no ambiente de trabalho, e o Plano de Ação, que define as medidas de prevenção a serem implementadas, monitoradas e revisadas periodicamente. O PGR deve acompanhar as mudanças nas condições de trabalho e refletir as ações de melhoria contínua da segurança e saúde dos trabalhadores, contribuindo para o cumprimento das normas legais.
Postado em 24/05/2023 - 13:38 - Atualizado em 05/06/2023 - 11:10
Nos dias 27/8 (terça-feira) e 29/8 (quinta-feira), a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST/DASDP/Progep) realizará a … leia mais
A hidratação é fundamental para a boa saúde como um todo. Já que o organismo de uma pessoa adulta é … leia mais
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental “é um estado de bem-estar no qual o indivíduo … leia mais
Nos dias 30 e 31 de outubro a CASST promoverá a Vacinação Ocupacional dos trabalhadores da UFRRJ. Serão aplicadas as … leia mais
Em parceria com a CODEP, a CASST está promovendo o curso “Acidente de trabalho e Combate a incêndios: noções básicas, … leia mais
O Atestado Web é uma nova funcionalidade da plataforma SouGov, que permite ao servidor público federal o encaminhamento de seus … leia mais