O Atestado Web é uma nova funcionalidade da plataforma SouGov, que permite ao servidor público federal o encaminhamento de seus atestados de saúde para a Unidade SIASS de seu órgão, no caso da UFRRJ, a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST). Clique aqui para acessar uma cartilha de orientação de uso.
Como toda nova ferramenta, o início de sua operação, pode gerar dúvidas no usuário. Para buscar resolvê-las, a CASST criou essa seção de Perguntas e Respostas, com as principais dúvidas dos servidores. Caso sua dúvida não esteja contemplada abaixo, favor entrar em contato com nosso setor através do e-mail casst-progep@ufrrj.br ou pelo telefone 2682-1030.
1. Todos os servidores poderão enviar atestado de saúde pelo aplicativo SouGov.br?
Sim. O aplicativo SouGov.br veio para facilitar, agilizar e simplificar os procedimentos. Para enviar o seu atestado, basta instalar o aplicativo SouGov.br em seu celular, ou acessá-lo pelo navegador de seu computador.
2. Quem pode enviar o atestado de saúde?
Como o acesso ao aplicativo SouGov.br é pessoal, apenas o próprio servidor poderá enviar o atestado de licença para tratamento da própria saúde ou de licença para acompanhamento de seu familiar.
3. Posso enviar atestado emitido por qual profissional?
Apenas os atestados emitidos por médico ou cirurgião-dentista deverão ser enviados pelo Aplicativo SouGov.br.
4. Qual o prazo para enviar o atestado?
O prazo para enviar o atestado é de 5 (cinco) dias corridos a contar da data do início do afastamento, conforme previsto no Decreto nº 7.003/2009.
5. O que deve ser feito em caso de impossibilidade de envio do atestado de saúde, no prazo de 5 dias, pelo próprio servidor, em razão de agravamento de seu estado de saúde?
Nesse caso, o familiar deverá avisar, de imediato, à Unidade de Gestão de Pessoas do órgão do servidor para acionamento da Unidade SIASS de referência, que definirá se será feito o agendamento da perícia externa, hospitalar ou domiciliar (quando da alta do periciando), ou se agendará a perícia na Unidade SIASS.
6. Não estou conseguindo achar as informações do meu médico no AtestadoWeb. O que faço?
Caso seu médico possua o CRM do Estado do Rio de Janeiro, tente cadastrá-lo tirando os dois primeiros dígitos do número, geralmente “52”. Caso ainda não consiga, entre em contato com a CASST.
7. Como fico sabendo se foi agendada uma perícia?
A perícia poderá ser agendada, após o envio do seu atestado de saúde pelo aplicativo SouGov.br Uma mensagem aparecerá indicando o envio de e-mail com a informação do agendamento da perícia. Em Consultar, você poderá visualizar e até imprimir o Protocolo do Agendamento da Perícia, com informação do local, dia e horário da avaliação pericial. Além disso, um dia antes da avaliação pericial, o servidor também receberá um e-mail e uma mensagem no Aplicativo lembrando-o da perícia agendada.
Postado em 22/08/2022 - 11:13 - Atualizado em 09/11/2022 - 09:35
Nos dias 27/8 (terça-feira) e 29/8 (quinta-feira), a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST/DASDP/Progep) realizará a … leia mais
A hidratação é fundamental para a boa saúde como um todo. Já que o organismo de uma pessoa adulta é … leia mais
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental “é um estado de bem-estar no qual o indivíduo … leia mais
Nos dias 30 e 31 de outubro a CASST promoverá a Vacinação Ocupacional dos trabalhadores da UFRRJ. Serão aplicadas as … leia mais
Em parceria com a CODEP, a CASST está promovendo o curso “Acidente de trabalho e Combate a incêndios: noções básicas, … leia mais
O Atestado Web é uma nova funcionalidade da plataforma SouGov, que permite ao servidor público federal o encaminhamento de seus … leia mais