Encontre pesquisadores na UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filtrar por
Pesquisador


Informação completa do pesquisador


André Santos da Rocha


Graduação: Geografia

Mestrado: Geografia - Ordenamento Territorial

Doutorado: Geografia

Acessar Currículo Lattes

Setor de trabalho:

Departamento de Geografia (DGG/UFRRJ), câmpus Seropédica

Telefone Institucional: (21) 3787-3673

Dados Complementares

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2010-2014); Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2007-2009); Especialista em Políticas Territoriais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2006-2007). Tem Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia ciências e Letras de Duque de Caxias – FEUDUC (2003-2005). É professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Geografia, câmpus Seropédica, onde é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ (PPGGEO-UFRRJ). Também atua como professor nos cursos de graduação em Geografia e de Relações Internacionais. Foi Coordenador do curso de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) da UFRRJ no câmpus Seropédica (2016-2018). É coordenador da Área Ciências Humanas do Programa da Iniciação Científica (PIBIC) da UFRRJ. Atualmente coordena o LAGEP – Laboratório de Geografia Econômica e Politica.

Tem experiência na área de Ensino de Geografia, em especial política educacionais e Práticas Educativas e na Elaboração de Materiais Instrucionais e Didáticos na área de Geografia, com destaque para o livro “Almanaque da Baixada” publicado pela APPH-CLIO resultado do projeto apoiado pela FAPERJ para produção de Material Didáticos (2009). Nesta área foi Coordenador do Subprojeto PIBID/CAPES [edital 2013] de Geografia, câmpus Seropédica[2014-2018]. Além disso, atua como Editor das Revistas: Continentes da UFRRJ; Revista Pilares da História, da Câmara Municipal de Duque de Caxias; e da Revista Recôncavo da UNIABEU.

Atualmente tem desenvolvido pesquisas sobre cooperação técnica internacional com ênfase na relação Brasil-África-América Latina com que recebeu apoio financeiro do CNPQ e FAPERJ. Tem experiências na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Regional e Geografia Política e tem interesse nos seguintes temas: [a]Território e territorialidade em suas aplicações teóricas e práticas; [b] Análise das Representações e suas reverberações regionais/territoriais, [c] Análise e execução de Políticas Públicas/Territoriais em diferentes escalas (local ou Global), em especial no Desenvolvimento Regional para Baixada Fluminense; [d] Território e História e reestruturação econômica na Baixada Fluminense; [e] Debate sobre a Hegemonia na Geografia do Mundo Contemporâneo – com ênfase em América Latina e nas Relações Brasil-África; [f] Geografia e Geopolítica nas perspectivas de Cooperação Internacional.

    Tags:
  • Baixada Fluminense
  • Brasil-África
  • Cooperação Sul-Sul
  • Geopolítica e cooperação internacional
  • Ordenamento territorial
  • Políticas territoriais
  • Território

Pesquisas relacionadas