UFRRJ produz vídeos sobre sistema de gestão do patrimônio genético e conhecimento tradicional associado

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre cadastro e utilização do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), a UFRRJ prepara a coletânea de vídeos “O SisGen e a minha pesquisa”.

Produzidos pelos integrantes da Comissão SisGen/UFRRJ, os vídeos também trazem informações de atividades experimentais e teóricas que são desenvolvidas na Universidade e envolvem biodiversidade brasileira.

Patrimônio Genético (PG) a que se refere o sistema é o conjunto de informações sobre espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, inclusive dados sobre substâncias oriundas do metabolismos desses seres vivos. Já o Conhecimento Tradicional Associado (CTA) diz respeito às práticas de população indígena, comunidade tradicional ou agricultor tradicional sobre as propriedades ou usos associados ao patrimônio genético.

O primeiro vídeo foi divulgado dia 17/6 no canal da Universidade no YouTube. Assista a seguir a apresentação da professora do Departamento de Parasitologia Animal do Instituto de Veterinária (IV/UFRRJ), Patrícia Golo.

Dia 22/6 foi divulgado o terceiro vídeo, da Professora Irene da Silva Coelho do Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária (IV/UFRRJ).

Inscreva-se no canal youtube.com/universidaderural e ative as notificações para acompanhar os próximos lançamentos.

O SisGen foi criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado. Esta Lei não se aplica ao patrimônio genético
humano.

Para saber mais sobre o tema, acesse a página: https://institucional.ufrrj.br/sisgen/

Se você é pesquisador da UFRRJ e tem dúvidas sobre o cadastro no sistema, envie um e-mail para sisgenruralrj@gmail.com