Anomalias e malformações

Apresentamos, nesta página, as fichas técnicas do Acervo de Anomalias e Malformações do Museu Carlos Tokarnia, as quais reúnem informações sistematizadas sobre espécimes anatômicos representativos de alterações congênitas e adquiridas em animais domésticos e silvestres. Este acervo, de relevante valor científico e didático, constitui uma importante ferramenta para o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de Anatomia Patológica, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. As fichas contêm descrições morfológicas detalhadas, dados de origem, registros fotográficos e demais elementos necessários à adequada caracterização de cada exemplar.

DIPROSOPUS

Este exemplar representa um caso de diprosopia, malformação congênita rara caracterizada pela duplicação parcial ou completa das estruturas crânio-faciais. A peça possui relevância didática e científica, por ilustrar uma alteração morfológica complexa, de etiologia embrionária, pouco documentada na literatura veterinária.

POLIDACTILIA

Este exemplar ilustra um caso de polidactilia, malformação congênita caracterizada pela duplicação parcial ou completa de dígitos, cuja origem está relacionada a mutações em alelos autossômicos dominantes. Embora de ocorrência rara em diversas espécies, a condição possui importância nos estudos de genética do desenvolvimento, por afetar mamíferos de forma variável, com maior frequência em felinos e menor prevalência em equinos, podendo ocorrer também em humanos, cães, suínos, caprinos e ovinos.

LAMBDOIDE/DÍPIGO

Este exemplar representa um caso raro de dípigo, anomalia congênita resultante de um desenvolvimento incompleto de gêmeos conjugados, caracterizada por duplicidade posterior com presença de duas pelves e quatro membros pélvicos, associada a um único crânio (monocéfalo). De etiologia ainda pouco compreendida, essa malformação pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais ou desconhecidos, sendo de ocorrência extremamente incomum em cães e de grande relevância para os estudos sobre embriogênese e falhas na separação de gêmeos monozigóticos.

Postado em 14/06/2022 - 19:09 - Atualizado em 01/08/2025 - 20:00

Últimas Notícias

mais notícias