Hugo Edison Barbosa Rezende

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária (ENV) de 1959-1962, hoje, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde foi Vice-Reitor e primeiro Reitor (1989 a 1993) eleito pela comunidade da UFRRJ por voto direto. Publicou seu primeiro trabalho científico ainda no primeiro ano do curso, sob a orientação do seu professor Hugo de Souza Lopes. Recebeu o “Termômetro de ouro” e a “Medalha Simões Lopes” por ter concluído o curso de Veterinária em primeiro lugar. Por delegação de de competência do Reitor Fausto Aita Gai assinou um convênio com a Universidade de Maryland e do Reitor Arthur Orlando Lopes da Costa com a Universidade de Edinburgh (Escócia). Ambos foram de grande valia para o curso, pois permitiram receber e enviar professores que consolidaram o Curso de Parasitologia Veterinária. Coordenou, por dois anos, o Programa de Educação Agrícola Superior (PEAS), que possibilitou o envio de 44 colegas para cursos de doutorado nos EUA, incluindo colegas da Parasitologia. Recebeu “com muita honra”, do Exército Brasileiro, a “Medalha Duque de Caxias”, a Medalha do Pacificador. E seguiu a escola que foi implantada pelos professores Lauro Travassos e Hugo de Souza Lopes (seu orientador) do qual foi discípulo. Recebeu a distinção do Prêmio Paulo Dacorso Filho – 2000, outorgado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, e à revista do CFMV, no. 20-edição 2000, dá um depoimento emocionante, acerca do seu querido Mestre Professor Paulo Dacorso Filho, no qual declara a grande influência desse professor Baluarte da Medicina Veterinária no mister do que é ser professor: “O entusiasmo do Prof. Dacorso era tão contagiante que me motivou a trabalhar com afinco… impressionou-me desde a primeira aula como homem de caráter forte, franco, enérgico e disciplinado. Culto. Era fácil notar o domínio que possuía do conhecimento na área de sua competência e nas demais ciências relacionadas, direta ou indiretamente, com a sua. Exigente, empolgado não só com a sua especialidade, mas, acima de tudo, com a profissão de Médico Veterinário, que exaltava a cada momento, chamando a atenção para a necessidade da competência como pré-requisito para um bom profissional”. Recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do CRMV-RJ. Foi bolsista do CNPq em todos os níveis, e em 1978, participou da Sociedade Brasileira de Parasitologia e da fundação do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA), onde foi vice-presidente. Participou de numerosos congressos e simpósios nacionais e internacionais. Possui um Curriculum exemplar, dada à sua vasta e rica carreira de Mestre e Gestor, nos quais ocupou inúmeros cargos e funções relevantes. Foi Decano de Pesquisa e Pós-Graduação, e implantou importantes laboratórios e projetos de pesquisa. Ainda foi membro do Comitê Assessor de Medicina Veterinária e Zootecnia do CNPq e Finep. Também é Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, onde ocupa a cadeira de no. 23. É Professor Emérito da cadeira de Parasitologia, e fundador, professor, coordenador e pesquisador do Curso de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Parasitologia da UFRRJ (primeiro curso de doutorado em Medicina Veterinária do Brasil), credenciado pelo MEC, hoje Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias.

Postado em 25/01/2021 - 22:42 - Atualizado em 17/05/2022 - 11:12