Graduação: Agronomia
Mestrado: Agronomia - Ciências do Solo
Doutorado: Agronomia - Ciências do Solo
Setor de trabalho:
Pesquisador Embrapa associado ao curso de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo (IA/UFRRJ), câmpus Seropédica
Telefone Institucional: (21) 3441-1566
Dados Complementares
Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia desde 1994, Doutor em Agronomia – Ciência do Solo. Trabalha desde 1987 na interação de bactérias diazotróficas promotoras de crescimento. Tem experiência no desenvolvimento de inoculantes microbianos para aplicação em cereais e culturas energéticas. Desenvolve sua pesquisa no “Laboratório de Gramíneas” da Embrapa Agrobiologia. Atualmente é pesquisador 1D do CNPq. Coordena diversos projetos nacionais e internacionais. Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo da UFRRJ desde 1995 onde coordena a disciplina de Fixação Biológica de Nitrogênio.
Devido a sua experiência com micropropagação, deu início aos primeiros trabalhos envolvendo a inoculação de Acetobacter diazotrophicus, bactéria descoberta em 1986 e descrita em 1989. Em seu mestrado, cuja tese apresenta os primeiros resultados de endofitismo de uma bactéria associativa, muda o conceito de bactérias radiculares para bactérias endófitas e juntamente com sua orientadora, propõe a nova classificação de microrganismos benéficos descrita na época como endófitismo obrigatório, trazendo informações inéditas sobre relações de parceria entre plantas e bactérias. De 1991 a 1994 fez doutorado na UFRRJ. Em 1991 e 1992 fez dois estágios pagos pelo CNPq na Alemanha no GSF – hoje denominado de Das Helmholtz Zentrum München. Defendeu seu doutorado utilizando a mesma bactéria de sua tese de mestrado, Gluconacetobacter diazotrophicus (renomeada em 1991).
De julho a dezembro deste ano recebe uma bolsa de pós-doutorado do CNPq e inicia seu trabalho com outra gramínea energética, Pennisetum purpurem. Neste período, em parceria com a Alemanha, descreve nova espécie pertencentes ao gênero Herbaspirillum (H. frisingense). Em 1994 é contratada pela Embrapa – Embrapa Agrobiologia. Em janeiro de 1995 torna-se pesquisadora CNPq e professora orientadora do Curso de Pós-graduação em Ciência do Solo (UFRRJ). Desde então trabalha com duas culturas de importância agrícola para o Brasil e para o mundo: cana-de-açúcar e milho.
Seu trabalho tem ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio (FBN), interação planta-microrganismos, ecologia microbiana e nutrição de gramíneas C4.