Encontre pesquisadores na UFRRJ

Lucia Helena Pinto da Silva

Graduação: Biologia

Mestrado: Ciências (Biofísica)

Doutorado: Ciências (Microbiologia e Imunologia)

Acessar Currículo Lattes

Setor de trabalho:

Departamento de Microbiologia e Imunologia (IV/ UFRRJ), câmpus Seropédica

Telefone Institucional: (21) 2681-4876

Dados Complementares

possui graduação em Ciências Biológicas (1996) pela Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) (2000) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Durante o doutorado passou 03 meses no National Insitute of Health , NICHD -Section of Intercellular Interactions, em Bethesda , USA sob a supervisão do Dr. Leonid Margolis para aprender a técnica de cultivo celular de tecido linfóide humano ex-vivo.

De 2004-2006 atuou no Instituto Nacional do Câncer sob a supervisão de Dr. Marcello Barcinski, trabalhando no projeto de mimetismo apoptótico pelo parasita Leishmania e seu papel na imunomodulação de macrófagos. Atualmente é professor associado de Imunologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e Membro da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Suas principais linhas de pesquisa abordam a interação do parasita Leishmania com hospedeiros vertebrado e invertebrado. Tem experiência nos seguintes temas: metaciclogênese de Leishmania, apoptose, imunomodulação da atividade de macrófagos, avaliação de produtos naturais e sintéticos com atividades leishmanicida e imunomoduladora, interação parasita x vetor. Mãe de três filhos, esteve de licença maternidade em 2004, 2009 e 2013.

Tags:
  • Educação em Ciência