Encontre pesquisadores na UFRRJ

Departamento de Solos (IA/UFRRJ), câmpus Seropédica

Telefone Institucional: (21)3787-3772

Dados Complementares

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (1980), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela UFRRJ, doutorado em Agronomy – Soil Science – Purdue University e Pós-Doutorado na mesma instituição. Professora titular da UFRRJ, no Departamento de Solos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: classificação de solos, manejo de solos, indicadores edáficos de qualidade e degradação.

É membro do Comitê Nacional para validação e aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. É bolsista da FAPERJ – Edital Cientista do Nosso Estado, desde 2003, e Bolsista do CNPq – Produtividade em Pesquisa. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Ciência do Solo, da UFRRJ, no período de 2000-2006. Coordenadora de 2009 a 2016 do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária – PPGCTIA, Centros – Associados UFRRJ / UNRC, Argentina (PG Binacional) e Vice-coord. até março de 2017, e professora visitante no PPGCTIA-UNRC. É membro do Grupo de Trabalho da IUSS (Internacional Union of Soil Science) para elaboração de Sistema Universal de Classificação de Solos (USC) e, a partir de abril 2013, do Grupo de trabalho do WRB (IUSS/FAO) para desenvolvimento da terceira edição do World Reference Base for Soil Resources (WRB).

Diretora da Divisão I da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) – Solo no Espaço e no Tempo, a partir de 2011 com mandato até 2018. Pro-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ, a partir de março de 2017. Comitê Científico e Comitê para organização do 21th World Congress of Soil Science (IUSS/SBCS), realizado no Rio de Janeiro em Agosto de 2018. Representante da Aca do Sul e Caribe para o Intergovernmental Technical Panel on Soils – FAO/ Global Soil Partnership (GSP) a partir de junho de 2018 com mandato de 3 anos.

Tags:
  • aptidão agrícola das terras
  • Classificação de solos
  • manejo sustentável do solo
  • SiBCS

Pesquisas relacionadas