Encontre pesquisadores na UFRRJ

Departamento de Entomologia e Fitopatologia (ICBS/UFRRJ), câmpus Seropédica

Telefone Institucional: (21)2682-1763

Dados Complementares

De 10/1995 a 02/1997, foi Biological Technician contratada pelo USDA (United States Department of Agriculture), Agricultural Research Service (ARS), lotada no Center for Medical Agricultural and Veterinary Entomology-CMAVE (Gainesville, FL, USA) (permissão de trabalho remunerado concedida pelo U.S. Citizenship and Immigration Services), tendo a oportunidade de trabalhar também no Laboratório Quarentenário do DPI (Division Plant Industry) do Florida Department of Agriculture and Consumer Services (Gainesville, FL, USA). De 05/1997 a 02/1998, foi Professora Substituta do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF) do Instituto de Biologia da UFRRJ (Seropédica, RJ), na área de Entomologia Agrícola. De 07/1997 a 07/1998, foi Secretária Tesoureira do XVII Congresso Brasileiro de Entomologia (Rio de Janeiro, RJ) realizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). De 06/2002 a 08/2006, foi Conselheira da Diretoria da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). De 11/1998 a 06/2009, foi Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotada na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), onde atuou como Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno (CTI) (função de confiança), tendo substituído Chefe Geral e/ou Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em suas ausências. Vice-líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Agricultura Orgânica, desde novembro/1998. De 10/2006 a 06/2009, foi Auditora Interna (líder) da Unidade de Garantia da Qualidade (UGQ) da Embrapa Agrobiologia, com objetivo de adequar os laboratórios às normas das Boas Práticas de Laboratório (BPL). Desde 07/2009, ocupa o cargo efetivo de Professor do Magistério Superior do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFRRJ (Seropédica, RJ), na área de Entomologia Agrícola e Florestal (desde 08/2021 – Professor ASSOCIADO D3). Docente Permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PPGFBA) da UFRRJ, de 03/2006 a 09/2021, atuando como Coordenadora de 09/2009 a 05/2013 e Vice-Coordenadora de dezembro/2018 a dezembro/2020. Docente Permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO) da UFRRJ, desde 2010. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGF) da UFRRJ, de janeiro/2019-abril/2022. Coordenadora do Centro Integrado de Manejo Integrado de Pragas (CIMP), DEnF/ICBS/UFRRJ, desde 2009.

Tags:
  • controle biológico aumentativo
  • controle biológico conservativo
  • manejo de insetos pragas agrícolas

Pesquisas relacionadas