Seropédica, 22 de novembro de 2023.
A Divisão de Residência Estudantil (DIRE/PROAES) e o Setor de Conservação de Parques e Jardins (SCPJ), tendo em vista os Termos de Autorização PMS/SEMAMA nº 74/2022, nº 138/2023 e nº 219/2023, e considerando:
Esclarecem que:
Ao longo dos anos, a área do entorno dos Alojamentos Estudantis de Graduação da UFRRJ sofreu diversas intervenções que acarretaram problemas crônicos de infraestrutura, manutenção, logística e de segurança, prejudicando também as características arquitetônicas e paisagísticas do local.
Os plantios de árvores e diversas plantas em local inadequado além de prejudicar a infraestrutura, como fundação dos prédios, telhado, esgoto, água, rede elétrica, umidade excessiva e mofo nas paredes, pode também esconder pessoas mal intencionadas, animais peçonhentos e pragas urbanas, como também o risco iminente de queda de árvores muito grandes nos prédios e nas pessoas.
Outro aspecto importante afetado é o psicossocial dos estudantes, trabalhadores e servidores, pois o ambiente do entorno tem uma aparência degradada, suja e desorganizada. Esse convívio diário pode trazer sentimentos de medo, ansiedade e angústia, prejudicando o desenvolvimento acadêmico e andamento dos trabalhos.
Diante dessa realidade complexa, em março de 2022 foi iniciado um projeto conjunto do Setor de Conservação de Parques e Jardins, Setor de Residência Estudantil e Pró-reitora de Assuntos Estudantis visando à elaboração e implantação do plano diretor do entorno dos alojamentos universitários através da análise do projeto original de implantação arquitetônica, urbanística e paisagística do campus Seropédica (RJ) e suas condições atuais, considerando a manutenção das suas características arquitetônicas e paisagísticas e norteando possíveis intervenções.
O projeto também foi aprovado na Pró-reitoria de Extensão, onde podemos emitir certificado de horas complementares. Além dos 5 bolsistas do PDAI, também temos estudantes voluntários envolvidos nas atividades do projeto trazendo outro benefício transversal que é a atuação prática dos estudantes, os quais poderão colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Outro aspecto importante são os desafios gerados por essa realidade muito complexa que estimula o envolvimento dos estudantes, professores e técnicos administrativos da UFRRJ para busca de soluções conjuntas e multidisciplinares.
A elaboração desse projeto segue, além da concepção original de implantação arquitetônica, urbanística e paisagística do campus Seropédica, as disposições relativas à preservação do patrimônio histórico e paisagístico. Seu objetivo é o de garantir a conservação e recuperação da arquitetura e jardins tombados, bem como planejar e executar projetos paisagísticos que estejam em harmonia com a arquitetura e paisagens originais e também com a infraestrutura. Além disso, visa-se permitir e facilitar a manutenção dos prédios e fortalecer a segurança para as pessoas da comunidade acadêmica que utilizam o espaço dos Alojamentos Estudantis de Graduação.
Em um ano e meio de projeto muitos objetivos foram alcançados. Foi definida e iniciada a organização da Área de Produção dos Alojamentos, onde ocorreu a retirada dos citros mortos, o preparo do solo, plantio de hortaliças e plantas medicinais, cercamento e telamento de toda área. Os alimentos colhidos foram doados em todo campus para os estudantes, servidores e terceirizados, proporcionando alimentos saudáveis para a comunidade acadêmica. Também foram doados alimentos para grupos da cidade de Seropédica, como Lar de Idosos e o grupo do Projeto Realizando que atende mães em situação de vulnerabilidade alimentar. Foi dado início a uma parceria com o Projeto de Superação na Cozinha, havendo o planejamento de doação de alimentos para as aulas oferecidas pelo projeto.
A modificação desse espaço anteriormente desorganizado e com aspecto de abandono em apenas um ano de projeto já trouxe um sentimento de pertencimento pela comunidade acadêmica que visualiza esse novo espaço como a horta comunitária da UFRRJ. Além da horta comunitária, temos outras frentes importantes que já estão em desenvolvimento, conforme listado abaixo:
E comunicam que:
O Setor de Conservação de Parques e Jardins realizará, ao longo do ano de 2024, supressões necessárias em algumas árvores na área dos alojamentos. Vale ressaltar, que essas ações estão devidamente autorizadas pelo Órgão competente e embasadas em relatório produzido por profissionais da área. Informações a respeito poderão ser solicitadas no Setor de Manutenção da Residência Estudantil (SEMRE) e Setor de Conservação de Parques e Jardins (SCPJ).
Comunicamos também que o Setor de Parques e Jardins realizará, mensalmente, a roçada e poda no entorno dos alojamentos universitários. Tal procedimento poderá causar barulho e movimentação de funcionários na área externa dos alojamentos, com o início das atividades por volta de 6h da manhã.
Equipe da Divisão de Residência Estudantil
DIRE/PROAES/UFRRJ
Setor de Conservação de Parques e Jardins
SCPJ/PU
Clique aqui para acessar a versão em PDF
Postado em 22/11/2023 - 13:47
A Divisão de Residência Estudantil informa que o Resultado Preliminar do Edital Nº 02/2024 – DIRE/PROAES/UFRRJ já se encontra disponível, … leia mais
A Divisão de Residência Estudantil informa que o Resultado Final do 1º Ciclo do Edital Nº 02/2024 – DIRE/PROAES/UFRRJ foi … leia mais
A Divisão de Residência Estudantil informa que foram abertas as inscrições para o 2º Ciclo do Edital Nº 02/2024 – … leia mais
A Divisão de Residência Estudantil informa que o cronograma do Edital Nº 02/2024 – DIRE/PROAES/UFRRJ sofreu alterações. Para acessar o … leia mais
A Divisão de Residência Estudantil disponibiliza o Resultado Preliminar do Edital Nº 02/2024 – DIRE/PROAES/UFRRJ, conforme o cronograma atualizado. Para … leia mais
EDITAL INTERNO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE APOIO TÉCNICO-ACADÊMICO NA DIVISÃO DE RESIDÊNCIA ESTUDANTIL (DIRE) – … leia mais