As atividades aconteceram durante o ano de 2023 e integram projeto de conservação apoiado pelo Proverde.
O projeto “Conservação Ex situ das espécies ameaçadas de extinção da família Myrtaceae na flora brasileira” realizou trabalhos educacionais com visitantes, para promover o conhecimento científico sobre a família botânica Myrtaceae. As atividades incluíram a inauguração do “Pomar Graziela Maciel Barroso”, localizado no Jardim Botânico da UFRRJ (JB-UFRRJ).
O pomar, que foi inaugurado durante a Semana da Mata Atlântica, celebrada entre os dias 22 a 27 de maio, é uma homenagem à pesquisadora. Conhecida como a Primeira Dama da Botânica, Barroso foi uma das pioneiras nos estudos de taxonomia e morfologia das plantas, descrevendo e catalogando cerca de 132 novas espécies, de 11 gêneros diferentes. A família das myrtaceae foi a última família estudada pela botânica que foi homenageada com a instalação de uma placa informativa sobre a importância dessa espécie na flora brasileira.
As mirtáceas são plantas arbóreas, que podem ser frutíferas, e representam uma das maiores famílias nativas brasileiras com 23 gêneros e aproximadamente mil espécies. Elas possuem propriedades medicinais, antioxidantes e anti-inflamatórias, e também podem ser aproveitadas como alimento. Frutas como jabuticaba, pitanga, jambo e goiaba, que são conhecidas popularmente, fazem parte dessa família.
A pesquisa, incentivada pelo Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do Jardim Botânico da UFRRJ (Proverde), organizou eventos de conscientização sobre essas espécies pouco conhecidas pela população. Foram abordados os diversos usos econômicos, a importância ecológica e o potencial de super frutas- frutas com muitos nutrientes e pouco teor calórico – de frutos como a jabuticaba. Além disso, com o apoio de escolas, público de Seropédica e estudantes da UFRRJ, foram organizados plantios de mudas de espécies ameaçadas de extinção no arboreto e no Pomar das Myrtaceae do JB.
Orientada pelo professor e coordenador do JB-UFRRJ, Marcelo da Costa Souza (ex-orientando da Dra.Graziela), a bolsista Maria Carolina Fernandes da Rocha foi uma das responsáveis pela realização dos projetos. A estudante de engenharia florestal tem um carinho especial pela família Myrtaceae desde quando estagiou no Herbário da Universidade e reconheceu a espécie em memórias da sua infância. “Desde criança, descobri que tive contato com espécies dessa família. Por exemplo, a jabuticaba, a pitanga e o jambo, sempre estiveram nos quintais da minha família. Então sem saber eu tive contato com essas espécies.”, contou a estudante.
Segundo a estudante, o plano é continuar com a conservação dessas espécies, aproveitando estudos prévios de distribuição geográfica para coletar sementes de espécies ameaçadas e levá-las para o viveiro JB. “A intenção é estudar a germinação e o crescimento das mudas até serem plantadas no arboreto do JB”, informou a bolsista.
“A jornada foi empolgante e de muito aprendizado. Tanto desenvolvendo ações de educação ambiental, quanto nas descobertas da pesquisa das espécies ameaçadas de extinção da família Myrtaceae no estado do Rio de Janeiro”, comentou a estudante, que planeja continuar com a pesquisa agora como tema de monografia.
O Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem como objetivo promover a pesquisa, a conservação, a preservação e a educação ambiental para difundir saberes e valores multiculturais das plantas. Para conhecer outros projetos contemplados pelo Proverde, clique aqui.
O Pomar das Myrtaceae está aberto a visitação. Para mais informações, clique aqui.
Texto: Lara Almeida, estagiária de Jornalismo, sob orientação de Alessandra de Carvalho.
A 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abordou o tema “Ciência, saberes e biodiversidade: UFRRJ e sociedade em … leia mais
Talvez você já tenha visto algum exemplar das espécies da família botânica Acanthaceae. São plantas encantadoras. Lembro-me com nitidez das … leia mais
O uso de plantas pela sociedade é uma prática milenar que acompanha gerações com ensinamentos transmitidos ao redor do mundo … leia mais
O estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Arthur Carvalho, está no segundo … leia mais
A Oficina de Popularização da Ciência no Jardim Botânico, que já acontece há dois anos, é uma iniciativa do projeto … leia mais
No ano de 2023, o estudante Rodney Pereira foi um dos bolsistas que teve o apoio do Programa de Iniciação … leia mais