Morte da nossa Palmeira-azul

É com grande pesar que informamos sobre a perda de uma das mais majestosas palmeiras do nosso Jardim Botânico. A Palmeira-azul (Bismarckia nobilis), originária do oeste do Oceano Índico, especificamente de Madagascar, encantou visitantes e equipe do jardim por mais de uma década com sua imponente presença e beleza singular.

A Palmeira-azul, conhecida por suas folhas prateada-azulada e sua estatura impressionante, era uma verdadeira joia em nosso jardim. Este espécime, que já ultrapassava os dez anos de idade e tinha cerca de 5m de altura, era um dos indivíduos mais característicos e apreciados por todos que visitavam o local.

Infelizmente, detectamos sinais de que a broca-do-olho-do-coqueiro foi a responsável pela morte da Bismarckia, provocando a quebra do ápice do caule. As brocas são besouros que se alimentam do caule e podem causar danos irreparáveis, comprometendo a saúde e a estrutura da planta. Os danos são causados tanto pelas larvas, que se alimentam dos tecidos tenros da planta, constroem inúmeras galerias e destroem o broto terminal (palmito), como pelos adultos, que são transmissores do nematóide causador da doença conhecida por anel vermelho e do fungo causador da doença resinose. A infestação da broca só foi possível ser identificada após a quebra do caule, tornando impossível sua recuperação.

Estamos tristes com a perda deste indivíduo tão característico do nosso jardim. A Palmeira-azul era uma palmeira linda que encantava visitantes e toda equipe do JB. Sua ausência será sentida por todos.

No entanto, já conseguimos com nossos parceiros do Sítio Burle Marx mudas da Palmeira-azul para substituir a que foi perdida, elas serão plantadas em breve no nosso arboreto. 

Share

Últimas Notícias

Resultado Final – Edital PROVERDE 2026-2027

O Jardim Botânico da UFRRJ torna público o resultado final do processo seletivo do Programa Interno de Bolsas de Iniciação leia mais

06/05/2026 - 23:15

Divulgação das Notas – Edital PROVERDE-2026-2027

O Jardim Botânico da UFRRJ torna pública a divulgação das notas das propostas submetidas ao processo seletivo do Edital do leia mais

05/05/2026 - 02:20

Cronograma atualizado do Edital PROVERDE é divulgado

A coordenação do JB UFRRJ informa que foi publicado o cronograma retificado do Edital PROVERDE 2026-2027. As alterações contemplam as leia mais

29/04/2026 - 02:16

PROVERDE: Prorrogação do Prazo de Inscrições para o Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do JB UFRRJ até o dia 06/04/2026 (2ª feira)

O prazo para as inscrições do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do JB UFRRJ/PROVERDE (ciclo 2026-2027) foi prorrogado leia mais

02/04/2026 - 15:29

Edital PROVERDE 2026-2027 do Jardim Botânico da UFRRJ

EDITAL Nº 01/2026 JB/PROPPG/UFRRJ, de 02 de março de 2026. O Jardim Botânico (JB) da Universidade Federal Rural do Rio leia mais

03/03/2026 - 20:18

Feira do Meio Ambiente mostra pesquisa e extensão realizada no Jardim Botânico

Na segunda semana do mês de junho, o Jardim Botânico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (JB-UFRRJ) organizou a leia mais

01/07/2025 - 17:48

mais notícias


Notícias Relacionadas

Projeto busca preservar espécies ameaçadas de extinção no Jardim Botânico

Revitalização do Horto Medicinal da UFRRJ – PROJETOS DO PROVERDE