Nesta quarta-feira (05/6), dia Mundial do Meio Ambiente, o Jardim Botânico da UFRRJ (JB-UFRRJ) promoveu uma série de atividades interativas para os visitantes com objetivo de promover a sensibilização sobre a importância da preservação ambiental e comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece anualmente na primeira semana do mês de Junho.
Durante a parte da manhã, os bolsistas de Iniciação Científica do Proverde prepararam apresentações diversas como jogos educativos, oficinas práticas e palestras informativas, despertaram a curiosidade e interesse dos participantes, que saíram do evento mais conscientes sobre a importância da natureza. O estudante de biologia e bolsista do Programa, José Arthur Carvalho, pesquisa “Anatotaxonomia de espécies da família Bromeliaceae cultivadas no Jardim Botânico da UFRRJ”. Mas como a proposta do evento é fazer divulgação científica, ele preparou um jogo de tabuleiro repleto de curiosidades e informações pertinentes à sua pesquisa, com intuito de transmitir conhecimentos sobre as bromélias de forma descontraída. “Eu quis trazer uma forma de aprender a partir do jogo. Coloquei conceitos um pouco mais difíceis para incentivar eles a aprenderem na hora, jogando de uma maneira mais leve e que cative a atenção deles e fique guardado na memória.” afirmou o estudante.
No passeio pelo Jardim, também foi possível conhecer mais um pouco sobre espécies florestais ameaçadas de extinção, como o Pau-brasil e o Jacarandá da Bahia, durante a mostra da pesquisa do Diego Costa, estudante de engenharia florestal. Além disso, o bolsista também criou uma dinâmica para que os visitantes plantassem algumas mudas das espécies no espaço reservado a elas.
Em outro estande, a estudante de geografia Yasmin Pinheiro mostrou mapas e matrizes táteis, que fazem parte da sua pesquisa, para incentivar jovens e crianças a buscarem a entender mais sobre acessibilidade. Yasmin explicou como é a elaboração do material e falou da importância da acessibilidade de informações a pessoas com pouca visão e cegas.
Já na sede do JB, Lohaynne Ferreira, estudante de farmácia, apresentou um quiz de curiosidades sobre descartes de medicamentos correto e como isso afeta o meio ambiente. Lohaynne também reforçou os benefícios do contato com o meio ambiente para uma manter uma boa saúde mental, especialmente de idosos.
Também na sede do Jardim Botânico, a estudante de Agronomia, Ana Beatriz Gonçalves, apresentou amostras coletadas durante o verão e o inverno em áreas de bosque, grama e floresta. Ana Beatriz explicou sobre como a fauna do solo é sensível a modificações físicas, químicas e biológicas, sendo um indicador da qualidade do solo.
Também ao ar livre, a pesquisadora Bianca Maria dos Santos, aluna de biologia, preparou uma apresentação sobre as briófitas encontradas na UFRRJ, organizadas em pequenos terrários. Ela abordou também a temática das mudanças climáticas, pois as briófitas podem ser utilizadas como bioindicadores de poluição ambiental. Durante a apresentação, os visitantes, usando lupas, puderam observar briófitas em uma árvore.
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os diferentes estudos conduzidos no Jardim Botânico e puderam interagir com os pesquisadores. Entre eles, Willa Araújo, estudante de biologia e pesquisadora do Jardim Botânico. A estudante realizou uma apresentação sobre a família da espécie de plantas Acanthaceae com fotos e amostras do canteiro. Willa contou como a experiência de interação com os visitantes é importante para os pesquisadores para se sentirem motivados. “Traz sentido para o que estamos fazendo aqui na Universidade. Mostra que estamos estudando para algum objetivo. Trazer um pouco do que estudamos para os visitantes é algo muito especial. Às vezes não preciso falar tanto, porque algumas pessoas já ficam encantadas só de estarem visitando. Isso faz diferença.” diz a bolsista.
A satisfação não é apenas dos universitários apresentando suas pesquisas, os visitantes saíram felizes com os novos aprendizados e brincadeiras. Pedro Gabriel Santos, de 11 anos, absorveu novos conhecimentos e experiência. “O que eu mais gostei no passeio foi conhecer as árvores que estão em extinção. Para mim, foi muito importante estar aqui porque a gente aprende sobre valores éticos para deixar o mundo melhor e ajudar a natureza.”, conta Pedro.
O dia intenso de atividades também auxiliou alguns visitantes que ainda estão na escola a descobrirem o que gostariam de estudar na faculdade. “Foi importante para mim e para os meus colegas, como ainda não decidimos o que queremos fazer na faculdade. Tem gente que acaba descobrindo no passeio o que vai estudar.”, diz Daniele Santos, 19 anos, estudante do ensino médio.
A Feira do Meio Ambiente do Jardim Botânico continua com outras apresentações no dia 6 de junho.
Texto: Nathalia Torres – estagiária de Jornalismo
Fotos: Manuella Gimenez – estagiária de Jornalismo
Supervisão: Alessandra de Carvalho – professora do curso de Jornalismo/UFRRJ
A 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) abordou o tema “Ciência, saberes e biodiversidade: UFRRJ e sociedade em … leia mais
Talvez você já tenha visto algum exemplar das espécies da família botânica Acanthaceae. São plantas encantadoras. Lembro-me com nitidez das … leia mais
O uso de plantas pela sociedade é uma prática milenar que acompanha gerações com ensinamentos transmitidos ao redor do mundo … leia mais
O estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Arthur Carvalho, está no segundo … leia mais
A Oficina de Popularização da Ciência no Jardim Botânico, que já acontece há dois anos, é uma iniciativa do projeto … leia mais
No ano de 2023, o estudante Rodney Pereira foi um dos bolsistas que teve o apoio do Programa de Iniciação … leia mais