Sistema Agroflorestal

Consórcio de café conilon e leguminosa gliricídia na Fazendinha Agroecológica Km 47.

O cafeeiro Conilon (Coffea canephora) pode ser cultivado em sistemas agroflorestais com níveis de sombreamento variando de 20% a 40%. Dentre os benefícios provenientes da associação do cafeeiro com a Gliricidia sepium, destacam-se o aumento da longevidade da cultura e a melhoria das condições de solo, com o aumento do teor de matéria orgânica, da ciclagem de nutrientes e da infiltração de água e a redução da compactação do solo e da erosão.

Ocorre também a melhoria das condições climáticas, bem como a diminuição da demanda nutricional, permitindo colheitas em solos de fertilidade mais baixa. Sistemas diversificados são mais protegidos contra pragas, doenças, ventos e geadas.

Outras vantagens do cultivo arborizado são a redução da necessidade de capinas e o amadurecimento mais lento do fruto, resultando na produção de grãos maiores e mais uniformes, o que muitas vezes caracteriza produtos de melhor qualidade e valor de mercado.

Clique aqui e saiba mais.


Cultivo em aléias na Fazendinha Agroecológica Km 47.

O cultivo em aléias consiste na associação de árvores e/ou arbustos, geralmente fixadores de N2 (leguminosa Glirídia sepium), intercalados em faixas com culturas anuais (abóbora, amendoim, batata doce, cunhã (feijão borboleta), etc. As árvores ou arbustos são podados periodicamente para utilização dos caules e das folhas como cobertura vegetal, para promover melhorias na fertilidade do solo, e/ou ser utilizados como forragem de alta qualidade para alimentação dos bovinos.

Clique aqui e saiba mais.


Horta – Floresta na Fazendinha Agroecológica Km 47.

Sistemas agroflorestais – ou SAFs – são modelos de produção que associam árvores com culturas agrícolas e, às vezes, também com animais, de maneira simultânea ou sequencial. Na Fazendinha, alguns modelos têm sido testados, desde os mais simples, como o cultivo em aleias, até os mais complexos, como o sistema agroflorestal regenerativo e análogo (Safra), no qual são plantadas mais de 50 espécies por hectare.

No cultivo em aleias são plantadas árvores em fileiras, com espaçamento entre as linhas de cinco a seis metros, onde são cultivadas diferentes espécies agrícolas. Já o Safra é utilizado na Fazendinha para fazer a interligação de fragmentos florestais, amortizando os custos do reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica a partir do cultivo concomitante de aipim, feijão, abacaxi, banana, espécies frutíferas e madeireiras.

Clique aqui e saiba mais.


As flores são plantas aromáticas e atrativas de inimigos naturais, estes são responsáveis pela manutenção de um ecossistema predando insetos fitófagos (que se alimentam de plantas). Dentre os insetos predadores, que, tanto na fase adulta como na fase larval, são predadores de pulgões, cochonilhas, psilídeos, ácaros, etc.,

As flores são essenciais ao sistema pois complementam a dieta alimentar com pólen e néctar dos predadores. Além de realizar o papel de atração e manutenção do ecossistema, as flores embelezam o ambiente. O conjunto de estratégias de cultivo que leva em consideração o padrão de trocas existentes entre as áreas produtivas e naturais, de forma a garantir a sustentabilidade do sistema.

O uso da diversificação de espécies nos espaços de cultivo é uma técnica que criam áreas de abrigo para inimigos naturais e amenizam o microclima dos agroecossistemas, permitindo que diversas espécies de animais silvestres saiam dos fragmentos de vegetação nativa que habitam e, através do sistema produtivo, alcancem outros fragmentos.

O manejo da paisagem a partir da rotação de culturas e da presença de árvores na propriedade é um dos fatores de sucesso da Fazendinha, tanto do ponto de vista econômico como do aspecto ecológico. A diversidade genética dessas populações e sua busca por novas áreas de sobrevivência, proporciona um habitat ecológico e sustentável.

Clique aqui e saiba mais.


O resgate e a preservação da araruta (Marantha arundinacea), uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, é um dos serviços desenvolvidos na Fazendinha. Do rizoma da araruta extrai-se um amido leve e de alta digestibilidade – o chamado polvilho de araruta, cuja comercialização foi praticamente abandonada pela indústria, devido ao plantio escasso da planta.

A cultura é altamente eficiente no uso dos recursos naturais, com produtividade em torno de 20 toneladas de rizoma por hectare em solos de baixíssima fertilidade e sem adição de insumos. Por ser propagada vegetativamente por meio do plantio dos rizomas, a araruta depende do replantio constante. A recomendação do polvilho de araruta para pessoas com restrições a glúten despertou interesse pela cultura.

A Fazendinha mantém um banco ativo de materiais coletados no Brasil, orienta o plantio e estimula a troca de materiais com as pessoas interessadas, além de manter uma publicação que resgata a culinária tradicional e os antigos sabores.

Clique aqui e saiba mais.

 

Últimas Notícias

Inovação e Tendências em Agricultura Orgânica

    Discentes da pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) podem se inscrever no Tópico Especial Inovação leia mais

22/09/2023 - 08:51

Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO)– Turma 2024

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (PPGAO), torna público o lançamento do Edital Nº 01/2023, relativo ao leia mais

22/09/2023 - 08:44

Globo Rural aborda o tema “Castração”

Em reportagem gravada no Setor de Bovinocultura de Leite da Fazendinha Agroecológica Km 47, o Dr. Pedro Afonso Moreira Alves, leia mais

11/07/2023 - 08:29

Semana Rural 2023

Do dia 8 a 16 de julho ocorre, no câmpus Seropédica da Univerdade Federal Rural do Rio de Janeiro, a leia mais

11/07/2023 - 07:56

Fazendinha Agroecológica Km 47 conquista Prêmio IPÊ AMARELO

    Sob o título “Sistema Integrado de Produção Agroecológica: Fazendinha Agroecológica Km 47 – 30 anos“, a Fazendinha foi leia mais

05/07/2023 - 11:05

30° aniversário da Fazendinha Agroecológica Km 47

    As instituições mantenedoras da Fazendinha Agroecológica Km 47 têm a honra de convidá-lo para a solenidade de seu leia mais

30/06/2023 - 13:18

mais notícias