DGV/UFRRJ retira parte dos equipamentos furtados do PAT no final de 2023

Ontem (18/01), o diretor da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV/UFRRJ), Renan Canuto, esteve no Departamento da Polícia Federal em Nova Iguaçu (DPF/NIG/RJ) para retirar parte dos equipamentos furtados do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), câmpus Seropédica.

Renan Canuto, diretor da DGV/UFRRJ, no Departamento da Polícia Federal, recuperando o material furtado do PAT, câmpus Seropédica.

Conforme informações da DGV, parte dos equipamentos furtados no final do ano passado estão ainda com receptadores e a polícia está conduzindo investigações e efetuando diligências para recuperá-los.

O material restituído ontem à UFRRJ inclui: um monitor de vídeo, dois projetores de filmes, três CPUs, quatro teclados para computador, cabos de alimentação de dados, cabos de alimentação de força, cabos conectores e carregador.

Os equipamentos foram furtados por um aluno da UFRRJ e sua prisão foi efetuada em 9 de novembro do ano passado, após câmeras de monitoramento da Universidade permitirem sua identificação e forma de atuação.

A Polícia Federal apreendeu parte dos equipamentos furtados dentro do quarto do estudante. “O material já estava para ser vendido, já tinha receptador. A restituição desse material é fruto de um trabalho de cooperação com a Polícia Federal. Utilizamos nosso trabalho de inteligência, em conjunto com as operações da Guarda da Universidade e com a empresa privada”, declarou Canuto.

Em novembro de 2023, a Polícia Federal, em nota, informou que prendeu em flagrante um homem por receptação de computadores furtados da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ainda segundo a PF, a investigação, “conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu, teve início após recebimento de notícia-crime encaminhada pela Reitoria da Universidade, relatando diversos furtos de computadores que estariam ocorrendo no laboratório de informática do câmpus de Seropédica”.

Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ, com informações da DGV/UFRRJ