A CIS-PCCTAE é a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituída pela Portaria-MEC nº 2.519, de 15 de julho de 2005. Dentre suas atribuições está orientar os(as) trabalhadores(as) nas questões relacionadas à Carreira dos TAE, bem como fiscalizar e avaliar os aspectos referentes ao dimensionamento, capacitação e avaliação. Constam ainda nas suas atribuições propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do Plano de Carreira dos TAE.
A CIS-UFRRJ é integrada por servidores da Carreira, eleitos entre seus pares ativos, aposentados e pensionistas, no âmbito da UFRRJ, tendo atualmente 04 vagas em sua composição.
A Comissão é formada para tratar de temas relacionados à Carreira dos servidores, além de ter representação e participação em diferentes comissões e grupos instituídos no âmbito da UFRRJ, particularmente aqueles ligados à PROGEP.
A CIS tem também um caráter que é eminentemente propositivo, considerando que o exame continuado dos diferentes aspectos e das inter-relações do PCCTAE com as políticas e ações institucionais de recursos humanos tem, como consequência necessária, a apresentação de análises, propostas, sugestões, projetos etc., com objetivo de aprimorar/qualificar tanto o próprio PCCTAE como as próprias políticas/ações na área de recursos humanos, no âmbito da UFRRJ.
A Comissão pode auxiliar os servidores em diferentes aspectos da Carreira, tais como: concurso público, estágio probatório, capacitação e qualificação (incluindo afastamentos no e do país), correlação de áreas do conhecimento para fins de concessão de incentivo à qualificação ou progressão por capacitação profissional, avaliação de desempenho, progressão por mérito profissional, dados e informações sobre a carreira e o PCCTAE, dentre outros.