1- Para criar um modelo, acesse a opção Documentos >>> Modelo de Documento, dentro da Mesa Virtual: 2- … leia mais
1- Dentro do sistema SIGAA, acesse o módulo “Ambientes Virtuais”: 2- Na tela seguinte clique na opção “Criar Comunidade … leia mais
A função “Grupo de Trabalho” dentro da Mesa Virtual permite que se compartilhe o acesso a processos alocados dentro do … leia mais
1- Em qualquer tela dentro do SIPAC você pode, a qualquer momento, acessar a Mesa Virtual clicando no ícone de … leia mais
Caso o erro que esteja ocorrendo não o impeça de acessar o sistema SIG (SIGRH, SIPAC,SIGAA), dentro do mesmo, você … leia mais
Designações em geral são atribuídas diretamente pelo setor de Departamento de Pessoal, o qual possui as prerrogativas para tal. No … leia mais
1- Dentro do Portal do Servidor, selecione a opção Serviços >>> Dependentes >>> Cadastrar/Consultar. 2- Na tela seguinte, clique em … leia mais
Adicionando despachos 1- Selecione “Documentos na Unidade” no box em destaque: 2- Selecione o documento desejado e clique no ícone … leia mais
Usuários do sistema SIG que já tiveram perfil de aluno no mesmo podem, eventualmente, não conseguir acessar os sub-sistemas SIPAC … leia mais
1- Dentro da Mesa Virtual selecione a opção “Processos Pendentes de Recebimento” no canto superior esquerdo. Caso deseje ter acesso … leia mais
IMPORTANTE: Este tutorial foi elaborado pela equipe Ajuda SIG da COTIC e possui caráter estritamente técnico. Dúvidas de ações que … leia mais
R- Para realizar essa alteração, dentro do Portal do Coordenador acesse a opção Atividades >>> Trabalho de Fim de Curso … leia mais
R- Através do Portal Público do SIGAA acesse a Área do Candidato Stricto: Na tela seguinte, clique na opção “Esqueci … leia mais
R- Atavés do Portal do Docente, acesse a opção Produção Intelectual >>> Relatórios do Docente >>> Relatório de Carga Horária … leia mais
R- O empréstimo de documentos somente pode ser realizado para documentos já arquivados. O empréstimo de documentos não se caracteriza … leia mais
R- Uma ocorrência de processo é uma informação adicional que é incluída durante uma movimentação de um processo. Esta informação … leia mais
R- Dentro da Mesa Virtual, abra o processo desejado, selecione o documento que deseja cancelar como mostrado na imagem abaixo … leia mais
R- Essa opção permite ao docente tornar público a turma virtual, através do portal Portal Público dos Cursos Abertos, onde qualquer … leia mais
R- Para realizar esse procedimento, siga o caminho abaixo: Portal Coordenador de Graduação >>> Menu Superior >>> Relatórios >>> Turmas … leia mais
R- Esse procedimento permite que o Coordenador de curso tenha acesso aos contatos cadastrados dos alunos de seu curso. É … leia mais
R- A emissão de documentos dentro do Portal do Coordenador de Graduação pode ser realizada através do caminho: Menu Superior … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao Coordenador de Curso atualizar os dados pessoais dos discentes dos cursos respectivos vinculados a coordenação … leia mais
R- A estrutura curricular de cada discente tem um determinado número máximo e mínimo de créditos por período letivo. Em … leia mais
R- Para realizar o cadastro de dependentes siga o caminho abaixo: Portal do Servidor >>> Menu Superior >>> Consultas >>> … leia mais
R- Para o cadastramento de férias o procedimento é: Portal do Servidor >>> Tela Central >>> Opção Férias >>> Opção … leia mais
R- Esta funcionalidade permite o cadastro das solicitações de ressarcimento de planos de saúde dos servidores da instituição. O ressarcimento … leia mais
1- Dentro no Portal do Servidor do SIGRH, clique na opção “Dados Pessoais” conforme destacado na imagem abaixo: 2- … leia mais
R- Esta operação dá início ao processo de afastamento. Para tanto, é necessário informar: 1-A ocorrência causadora do afastamento. 2-O … leia mais
R- A opção “Grupo de Trabalho” permite a cooperação entre membros da mesma unidade ou de diferentes unidades no que … leia mais
R- Para cadastrar um Grupo de Assinantes dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Cadastrar/Alterar Grupo de Assinantes … leia mais
1- Dentro da Mesa Virtual do SIPAC, verifique se no box em destaque conforme imagem abaixo está selecionada a opção … leia mais
R- Os documentos avulsos da instituição devem ser classificados quanto ao seu assunto abordado, indicado pelo campo Assunto do Documento. … leia mais
R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema. Para maiores informações, orientamos que entre … leia mais
R- Para cadastrar um Modelo de Documento dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Modelo de Documento >>> … leia mais
R- Para documentos digitais, o sistema só permite o anexo de arquivos cujo formato seja adotado pelo ePING – Padrões … leia mais
R- O acesso aos processos e documentos restritos de uma unidade pode ser gerenciado através do seguinte caminho: Processos >>> … leia mais
R- Para cadastrar um documento dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Cadastrar Documentos Essa opção permite o … leia mais
R- O procedimento a ser utilizado é o desentranhamento e pode ser realizado através do caminho: Processos >>> Retirada de … leia mais
R- Apenas será possível alterar ou cancelar o encaminhamento de Documentos com última movimentação de envio pertencente à sua unidade … leia mais
R- Essa opção está desabilitada atualmente com possível habilitação da mesma no futuro.
R- Dentro da Mesa Virtual, habilite ou desabilite o filtro “eletrônicos”.
R- Esta funcionalidade permite que o docente visualize as configurações e edições realizadas na turma, como se fosse um de … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o cadastro de uma aula extra. Ao registrar uma aula extra, o sistema … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro de notícias com o intuito de divulgar informações de interesse dos … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o cadastro de um novo fórum destinado para discussões relacionadas ao curso e … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente visualizar uma listagem com o contato de todos os participantes da turma virtual, com … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente, verificar o conteúdo programado para determinada turma. O conteúdo planejado pelo docente para os … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao usuário preencher o plano de curso necessário para todas as turmas no início do semestre. … leia mais
R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o gerenciamento dos tópicos de aula correspondentes à matéria que o mesmo planeja … leia mais
R- Utilize a opção “Trocar de Turma” no canto superior direito dentro da Turma Virtual.