Postagens


Gerenciar modelos de documento da sua unidade

- Postado em 29/04/2020

  1- Para criar um modelo, acesse a opção Documentos >>> Modelo de Documento, dentro da Mesa Virtual:   2- leia mais


Como criar uma comunidade virtual dentro do SIGAA?

comunidade virtual - Postado em 20/04/2020

1- Dentro do sistema SIGAA, acesse o módulo “Ambientes Virtuais”:   2- Na tela seguinte clique na opção “Criar Comunidade leia mais


Gerenciando Grupos de Trabalho dentro da Mesa Virtual

- Postado em 16/04/2020

A função “Grupo de Trabalho” dentro da Mesa Virtual permite que se compartilhe o acesso a processos alocados dentro do leia mais


Como acessar a Mesa Virtual dentro do SIPAC?

- Postado em 15/04/2020

1- Em qualquer tela dentro do SIPAC você pode, a qualquer momento, acessar a Mesa Virtual clicando no ícone de leia mais


Como reportar dúvidas de usabilidade ou erros técnicos do SIG à Equipe Ajuda SIG – COTIC

dúvidas - Postado em 13/04/2020

Caso o erro que esteja ocorrendo não o impeça de acessar o sistema SIG (SIGRH, SIPAC,SIGAA), dentro do mesmo, você leia mais


Como funciona a atribuição de designação dentro do SIGRH?

designação - Postado em 08/04/2020

Designações em geral são atribuídas diretamente pelo setor de Departamento de Pessoal, o qual possui as prerrogativas para tal. No leia mais


Como cadastrar/consultar dependentes no SIGRH?

dependentes - Postado em 07/04/2020

1- Dentro do Portal do Servidor, selecione a opção Serviços >>> Dependentes >>> Cadastrar/Consultar. 2- Na tela seguinte, clique em leia mais


Trabalhando com despachos dentro da Mesa Virtual

- Postado em 06/04/2020

Adicionando despachos 1- Selecione “Documentos na Unidade” no box em destaque: 2- Selecione o documento desejado e clique no ícone leia mais


Como acessar o SIGRH e SIPAC através do SIGAA

- Postado em 01/04/2020

Usuários do sistema SIG que já tiveram perfil de aluno no mesmo podem, eventualmente, não conseguir acessar os sub-sistemas SIPAC leia mais


Como realizar o recebimento de um processo?

- Postado em 26/03/2020

1- Dentro da Mesa Virtual selecione a opção “Processos Pendentes de Recebimento” no canto superior esquerdo. Caso deseje ter acesso leia mais


Gerenciando Processos

- Postado em 24/03/2020

IMPORTANTE: Este tutorial foi elaborado pela equipe Ajuda SIG da COTIC e possui caráter estritamente técnico. Dúvidas de ações que leia mais


Alterando dados de TCC e Banca previamente cadastrados.

banca - Postado em 16/01/2020

R- Para realizar essa alteração, dentro do Portal do Coordenador acesse a opção Atividades >>> Trabalho de Fim de Curso leia mais


Recuperando acesso a área do candidato Stricto.

área do candidato - Postado em 16/01/2020

R- Através do Portal Público do SIGAA acesse a Área do Candidato Stricto: Na tela seguinte, clique na opção “Esqueci leia mais


Como um docente pode emitir declaração de carga horária docente?

declaração - Postado em 15/01/2020

R- Atavés do Portal do Docente, acesse a opção Produção Intelectual >>> Relatórios do Docente >>> Relatório de Carga Horária leia mais


Como funciona a opção “Empréstimo de Documentos” dentro da Mesa Virtual?

- Postado em 14/01/2020

R- O empréstimo de documentos somente pode ser realizado para documentos já arquivados. O empréstimo de documentos não se caracteriza leia mais


Como funciona a opção “Ocorrência de Processos” dentro da Mesa Virtual?

- Postado em 14/01/2020

R- Uma ocorrência de processo é uma informação adicional que é incluída durante uma movimentação de um processo. Esta informação leia mais


Como cancelar um documento que foi anexado em um processo?

- Postado em 14/01/2020

R- Dentro da Mesa Virtual, abra o processo desejado, selecione o documento que deseja cancelar como mostrado na imagem abaixo leia mais


Como funciona a opção “Publicar Turma Virtual”?

turma virtual - Postado em 13/01/2020

R- Essa opção permite ao docente tornar público a turma virtual, através do portal Portal Público dos Cursos Abertos, onde qualquer leia mais


Como eu acesso o relatório de turmas já consolidadas dentro de um período?

relatório - Postado em 26/12/2019

R- Para realizar esse procedimento, siga o caminho abaixo: Portal Coordenador de Graduação >>> Menu Superior >>> Relatórios >>> Turmas leia mais


Como ter acesso a lista de contatos dos alunos de determinado curso?

relatório - Postado em 26/12/2019

R- Esse procedimento permite que o Coordenador de curso tenha acesso aos contatos cadastrados dos alunos de seu curso. É leia mais


Como funciona a emissão de determinados documentos dentro do Portal do Coordenador de Graduação?

emitir documentos - Postado em 26/12/2019

R- A emissão de documentos dentro do Portal do Coordenador de Graduação pode ser realizada através do caminho: Menu Superior leia mais


Como funciona a opção “Atualizar Dados Pessoais” dentro do Portal do Coordenador de Graduação?

dados pessoais - Postado em 26/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao Coordenador de Curso atualizar os dados pessoais dos discentes dos cursos respectivos vinculados a coordenação leia mais


Como funciona a opção “Permitir Extrapolar Carga Horária Máxima”?

carga horária - Postado em 26/12/2019

R- A estrutura curricular de cada discente tem um determinado número máximo e mínimo de créditos por período letivo. Em leia mais


Como consigo cadastrar um dependente dentro do SIGRH?

dependentes - Postado em 18/12/2019

R- Para realizar o cadastro de dependentes siga o caminho abaixo: Portal do Servidor >>> Menu Superior >>> Consultas >>> leia mais


Como cadastrar, consultar e alterar Férias?

férias - Postado em 18/12/2019

R- Para o cadastramento de férias o procedimento é: Portal do Servidor >>> Tela Central >>> Opção Férias >>> Opção leia mais


Como funciona a opção de Solicitação de Adesão ao Plano de Saúde?

plano de saúde - Postado em 18/12/2019

R- Esta funcionalidade permite o cadastro das solicitações de ressarcimento de planos de saúde dos servidores da instituição. O ressarcimento leia mais


Como alterar os meus dados pessoais no SIGRH?

dados pessoais - Postado em 18/12/2019

1- Dentro no Portal do Servidor do SIGRH, clique na opção “Dados Pessoais” conforme destacado na imagem abaixo:   2- leia mais


Como funciona a opção “Solicitar Afastamento”?

afastamento - Postado em 18/12/2019

R- Esta operação dá início ao processo de afastamento. Para tanto, é necessário informar: 1-A ocorrência causadora do afastamento. 2-O leia mais


Como funciona a opção “Grupo de Trabalho”?

- Postado em 16/12/2019

R- A opção “Grupo de Trabalho” permite a cooperação entre membros da mesma unidade ou de diferentes unidades no que leia mais


Como funciona a opção “Grupo de Assinantes”?

- Postado em 16/12/2019

R- Para cadastrar um Grupo de Assinantes dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Cadastrar/Alterar Grupo de Assinantes leia mais


Declarando Ciência de Processos

- Postado em 16/12/2019

1- Dentro da Mesa Virtual do SIPAC, verifique se no box em destaque conforme imagem abaixo está selecionada a opção leia mais


O que significa o campo “Assunto do Documento” durante o processo de criação de um novo documento?

- Postado em 16/12/2019

R- Os documentos avulsos da instituição devem ser classificados quanto ao seu assunto abordado, indicado pelo campo Assunto do Documento. leia mais


O que significa o campo “Tipo de Documento” durante o processo de criação de um novo documento?

- Postado em 16/12/2019

R- Os “Tipos de Documentos” são categorizações documentais criadas previamente e incluídas no sistema. Para maiores informações, orientamos que entre leia mais


Como consigo criar um Modelo de documento para ser utilizado posteriormente pela minha unidade?

- Postado em 16/12/2019

R- Para cadastrar um Modelo de Documento dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Modelo de Documento >>> leia mais


Não estou conseguindo adicionar anexos aos meus documentos pela Mesa Virtual.

- Postado em 16/12/2019

R- Para documentos digitais, o sistema só permite o anexo de arquivos cujo formato seja adotado pelo ePING – Padrões leia mais


Como gerenciar as permissões de acesso aos processos e documentos restritos em uma determinada unidade?

- Postado em 16/12/2019

R- O acesso aos processos e documentos restritos de uma unidade pode ser gerenciado através do seguinte caminho: Processos >>> leia mais


Como funciona o cadastro de documentos na Mesa Virtual?

- Postado em 16/12/2019

R- Para cadastrar um documento dentro da Mesa Virtual siga o caminho: Documentos >>> Cadastrar Documentos Essa opção permite o leia mais


Como realizar a retirada de um documento anexado a um processo?

- Postado em 16/12/2019

R- O procedimento a ser utilizado é o desentranhamento e pode ser realizado através do caminho: Processos >>> Retirada de leia mais


Não consigo alterar/cancelar um encaminhamento de um documento, por quê?

- Postado em 16/12/2019

R- Apenas será possível alterar ou cancelar o encaminhamento de Documentos com última movimentação de envio pertencente à sua unidade leia mais


Não consigo utilizar a opção “Cadastrar Fluxo de Processos”, por quê?

- Postado em 16/12/2019

R- Essa opção está desabilitada atualmente com possível habilitação da mesma no futuro.


Como posso alternar a visualização de processos digitais e físicos?

- Postado em 16/12/2019

R- Dentro da Mesa Virtual, habilite ou desabilite o filtro “eletrônicos”.


Como funciona a opção “Visualizar como Aluno”?

visualizar como aluno - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite que o docente visualize as configurações e edições realizadas na turma, como se fosse um de leia mais


Como funciona a opção “Registrar Aula Extra”?

aula extra - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o cadastro de uma aula extra. Ao registrar uma aula extra, o sistema leia mais


Como funciona a opção Notícias?

notícias - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro de notícias com o intuito de divulgar informações de interesse dos leia mais


Como funciona a opção Fóruns?

fórum - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o cadastro de um novo fórum destinado para discussões relacionadas ao curso e leia mais


Como funciona a opção “Participantes”?

participantes - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente visualizar uma listagem com o contato de todos os participantes da turma virtual, com leia mais


Como funciona a opção “Conteúdo Programado”?

conteúdo programado - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente, verificar o conteúdo programado para determinada turma. O conteúdo planejado pelo docente para os leia mais


Como funciona a opção “Plano de Curso”?

plano de curso - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao usuário preencher o plano de curso necessário para todas as turmas no início do semestre. leia mais


Como funcionam os “Tópicos de Aula”?

tópicos de aula - Postado em 16/12/2019

R- Esta funcionalidade permite ao docente realizar o gerenciamento dos tópicos de aula correspondentes à matéria que o mesmo planeja leia mais


Como posso alterar de turmas dentro da Turma Virtual?

turma virtual - Postado em 13/12/2019

R- Utilize a opção “Trocar de Turma” no canto superior direito dentro da Turma Virtual.