Recuperando senha e/ou login de acesso no SIG

image_print

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Para realizar os procedimentos citados nesse tutorial você precisa ter acesso ao seu e-mail cadastrado no sistema SIG. O endereço de e-mail utilizado para a recuperação de senha é o mesmo informado durante o procedimento de auto-cadastro no SIG.

Orientamos aos usuários que durante o processo de auto-cadastro no SIG no campo e-mail informem o mesmo endereço de e-mail informado anteriormente em processo presencial de inscrição ou admissão. Isso evitará que o usuário confunda qual endereço de e-mail deve informar no processo de recuperação de senha.

O link de recuperação de senha será enviado para o e-mail informado durante o processo de auto-cadastro. Caso o usuário tenha esquecido a senha do seu e-mail, existem dois procedimentos:

– Para endereços de e-mail da UFRRJ (@ufrrj.br): Entre em contato com o setor de Help-Desk da COTIC através do telefone 2681-4638 ou pelo e-mail cotic@ufrrj.br e para se informar sobre como recuperar o acesso ao seu e-mail.

– Para outros endereços de e-mail (gmail,hotmail,yahoo,etc.): Nesse caso, se o usuário não conseguir recuperar a senha junto ao seu provedor de e-mail,  deve se dirigir ao setor de Departamento de Pessoal (servidores e demais funcionários) ou respectiva Pró-Reitoria Acadêmica (Graduação, Pós-Graduação) ou Secretaria do CTUR, no caso de alunos; e solicitar a viabilidade de alteração do endereço de e-mail constante em seu cadastro para um no qual ele(o usuário) tenha pleno acesso e possa proceder a recuperação de senha conforme descrito abaixo.

Após isso a respectiva Pró-Reitoria Acadêmica deverá entrar em contato com a COTIC solicitando que o novo endereço de e-mail cadastrado nos dados pessoais do aluno seja atualizado também no sistema administrativo do SIG (SIGADMIN) para que o aluno possa proceder à recuperação de senha normalmente.

Obs: A COTIC somente atualizará o endereço de e-mail no sistema administrativo conforme o mesmo foi previamente adicionado pelos setores responsáveis pelos dados cadastrais do usuário.

======================================================================================

PROCEDIMENTO

1- O procedimento para a recuperação do código de confirmação, login ou senha começa na tela inicial do sistema SIG:

2- A primeira opção é apenas para quem fez o auto-cadastro no SIG recentemente e perdeu o e-mail de confirmação. Como mostrado na tela abaixo você terá de informar o endereço de e-mail inserido durante o auto-cadastro, digitar o texto de segurança e clicar em “Recuperar”:

3- A segunda opção permite a recuperação de seu login de acesso, caso tenha esquecido. Novamente será solicitado que você insira seu e-mail cadastrado no sistema SIG, digite o texto de segurança e clique em “Recuperar”:

4- Uma mensagem avisa que o e-mail digitado possui um login associado a ele e que o mesmo foi enviado para o endereço de e-mail em questão:

5- Para recuperar a sua senha de acesso, você deverá digitar seu login(caso não saiba, você terá que realizar a recuperação do mesmo antes de prosseguir), e-mail cadastrado, texto de segurança e por fim clicar em “Recuperar Senha”.

6- A mensagem abaixo surgirá na tela confirmando o êxito do procedimento:

Obs: Caso possua um e-mail externo cadastrado no SIG e esteja tendo problemas com o recebimento de mensagens vindas do sistema, considere a criação de um e-mail institucional da UFRRJ. Entre em contato através do e-mail cotic@ufrrj.br ou pelo telefone 2681-4638.

Tutoriais SIG

Buscas Populares