1

Autocadastro SIGAA: etapas e cuidados necessários

O tutorial original elaborado pela PROGRAD encontra-se disponível aqui.

 

Para ter acesso às informações acadêmicas do curso, os discentes precisam ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Se você ainda não fez o autocadastro, fique atento às instruções a seguir. Após a realização deste procedimento o discente obterá o login e senha de acesso ao sistema.

Para que serve o autocadastro?

O autocadastro serve para que o aluno ou ex-aluno obtenha o login de acesso ao Sistema Integrado de Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para que serve o SIGAA?

– O SIGAA será o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno.

– O SIGAA agrupará todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).

– Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico poderão ser obtidos através da internet, e o deslocamento até à Universidade não será mais necessário.

– Com o SIGAA os processos internos da UFRRJ terão mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações.

– Com o SIGAA você poderá avaliar as aulas individualmente, e ao final do período letivo realizar a avaliação da disciplina de uma forma mais efetiva. Tais informações serão vitais para o combate da retenção e da evasão escolar.

– O SIGAA permitirá a criação de “turmas virtuais” onde docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.

SIGAA pelo Brasil

No último levantamento realizado pela Superintendência de Informática UFRN, em outubro de 2018, o módulo do SIGAA já estava implantado em 18 instituições educacionais em todo o Brasil e, em processo de implantação, em 30 universidades e 8 institutos federais.

 

Passo a passo: obtendo login do SIGAA

 

Etapa 1: Acessar o site sigaa.ufrrj.br

 

 

 

Atenção!

 

  • Login (usuário) deve ser escrito em letras minúsculas, sem espaços entre nomes.

Por exemplo: Login: lucassantos (tudo junto)

 

  • Busque criar um login de fácil memorização, no entanto, inclua mais complexidade na confecção de seu usuário.

Por exemplo, se tentar criar um login: santos , outro usuário provavelmente, já terá criado antes de você e o sistema te informará esse erro, o ideal, por exemplo, seria login: lcsantos ou lucassantosrural.

 

  • Senha deve possuir obrigatoriamente:

– No mínimo 6 e no máximo 10 dígitos;

– Sugerimos a utilização de ao menos um número: “01234…9”;

– Ao menos um caractere “A”a “Z”, maiúsculo ou minúsculo;

– Ao menos um caractere especial (!,@,#,$,?,.,etc) com exceção do apóstrofo( ‘).

Exemplo de senha válida: Lc@010372

 

  • Alunos que já realizaram cadastro no SIGAA quando cursavam o ensino médio no CTUR ou na pós-graduação da UFRRJ, seu login e senha são os mesmos, não havendo necessidade de criar um novo usuário e senha para a graduação.

Tendo esquecido seus dados de login ou senha você poderá recuperá-los nos links:

https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_login.jsf

https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_senha.jsf

As informações necessárias para a recuperação do login/senha serão enviadas para o e-mail cadastrado no banco de dados do SIGAA, informado pelo usuário no momento de seu cadastro.

 

  • Mensagens de erro de execução, e dificuldades na realização do cadastro no SIGAA não são comuns, mas quando presentes estão ligadas a ausência de informações obrigatórias no cadastro, na maioria das vezes por já estarem faltando no módulo acadêmico antes da migração para o novo sistema.

 

  • Os dados obrigatórios que faltam, na maioria dos casos, são os relativos ao RG e aos dados da conclusão do Ensino Médio. Você não conseguirá realizar o auto cadastro no SIGAA se tais informações não forem abastecidas no banco de dados.

Para o lançamento dessas informações, envie cópia escaneada ou até mesmo foto com boa resolução, de seu RG e de seu atestado de conclusão do ensino médio (devendo estar legível o nome da Instituição e o ano de conclusão).

 

  • Observação importante: As cópias dos documentos encaminhados por e-mail para regularização do cadastro no SIGAA, não exime o estudante da responsabilidade de apresentar o documento original na Divisão de Registros Acadêmicos – sala 96 – Prédio Central da UFRRJ, ao longo do período letivo 2019-1

 

  • O e-mail que está sendo utilizado para ajuda ao usuário no cadastro SIGAA é o autocadastrosigaa@ufrrj.br

 

  • Extremamente importante, que em caso de erro na realização do auto cadastro você encaminhe e-mail, o mais rápido possível, informando seu nome completo, número de matrícula, CPF e qual a mensagem de erro que aparece na tela (se possível o print da tela). Trará mais agilidade ao processo de adequação se já logo no e-mail de primeiro contato as cópias do RG e do atestado do ensino médio já vierem anexadas.

 

Em caso de dúvidas:

autocadastrosigaa@ufrrj.br