PET: Oprograma de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com a tutoria de um docente.
Os grupos são orientados pelo princípio da união entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsas PET são fnanciadas pelo MEC, mediante seleção por edital. As seleções ocorrem conforme o calendário de cada projeto. A forma-
ção de Grupos PET na UFRRJ tem representado uma conquista dos Cursos de Graduação, refletndo o compromisso deseus professores e estudantes com um processo de qualificado de formação profissional, cientfca e cidadã. Atualmente, a Rural possui 14 grupos PET, distribuídos em seus três câmpus.
PIBID: Com o objetivo de valorizar e incentivar a formação dos estudantes das Licenciaturas, o Governo Federal instituiu o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid). A Universidade tem atualmente 533 bolsas para que estudantes de 14 cursos de graduação desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão em Escolas Públicas de Seropédica, Nova Iguaçu e Mesquita. A partir desse quantitativo de bolsas, o projeto propõe, além da aproximação física com a presença constante dos universitários no ambiente escolar, o envolvimento educacional e afetivo dos discentes da UFRRJ com as escolas parceiras.
Monitoria: A monitoria oferece ao universitário um excelente espaço de aprendizagem e vivências acadêmicas com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas e práticas em disciplinas ou áreas de conhecimento sob a orientação de um docente. A função do monitor de ensino só pode ser exercida por alunos que tenham cursado e obtido os créditos da disciplina à qual se destina a vaga com média superior a sete. A monitoria pode ser remunerada ou voluntária, sendo que o monitor deve cumprir doze horas de atividades por semana, que não poderão ser coincidentes com os horários de aula das disciplinas em que esteja matriculado. A seleção de monitores é feita mediante prova específica da disciplina, divulgada em Edital.
Outros: Mobilidade Estudantil; Parfor; Pec-G; Promisaes; Residência Pedagógica; e Tutoria.