Tipos de estágio

O estágio divide-se em obrigatório e não-obrigatório, em básico e específico, e em interno e externo.

Estágio obrigatório: definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio não-obrigatório: desenvolvido como atividade opcional e complementar à formação. Sua carga horária não compõe aquela regular e obrigatória do curso, mas pode ser contabilizada para integralização das horas de Atividade Complementar. Independente do tipo de estágio, cabe à instituição de ensino acompanhar o aluno nesse processo.

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Psicologia, publicadas em 2004 e atualizadas em 2011, determinam que os estágios obrigatórios devem se estruturar em dois níveis: o básico e o específico, cada um com carga horária própria.

Estágio básico (ou de núcleo comum): visa à integração das competências e habilidades previstas no núcleo comum de formação. Na UFRRJ, os estágios básicos são ofertados no 3º, 4º, 5º e 6º períodos num total de 240 horas e sua conclusão é pré-requisito para a realização do estágio específico.

Estágio específico (ou profissional): visa à integração dos conhecimentos, habilidades e competências ligadas a cada uma das ênfases curriculares propostas pelo curso, a saber: Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde, e Psicologia e Processos Educativos. Na UFRRJ, a opção pela ênfase se dá no final do 6º período, quando da escolha do estágio específico. Esse estágio deve ser feito ao longo de quatro períodos e com carga horária de 480 horas.

Do ponto de vista do campo de estágio, ele pode ser dividido em interno e externo.

Estágio interno é aquele realizado dentro das dependências da agência formadora, não envolvendo, portanto, outras instituições ou profissionais como concedentes de estágio.

Estágio externo é realizado em diferentes contextos, fora das dependências da UFRRJ, tais como hospitais, clínicas, escolas, empresas, mediante celebração de um termo de compromisso entre discente, parte concedente do estágio e instituição de ensino. A supervisão é realizada pelo psicólogo que atua no campo, mas o curso de Psicologia da UFRRJ designa um professor-orientador que também acompanha o discente.

Postado em 12/07/2021 - 12:10 - Atualizado em 13/08/2021 - 12:49