PDDOC 2025 consolida ações para docentes em início de carreira na UFRRJ
O Programa de Desenvolvimento Docente (PDDOC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) consolidou, em 2025, seu segundo ano de atividades como uma política institucional estratégica, voltada à valorização da docência e à qualificação contínua do seu corpo docente.
Iniciado em 2024 com um projeto-piloto direcionado ao curso de Medicina Veterinária, o PDDOC surgiu como uma resposta institucional à necessidade de fortalecer práticas pedagógicas alinhadas ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2025, o programa direcionou suas ações de forma prioritária aos docentes em estágio probatório, reconhecendo a importância de um acolhimento que articulasse aspectos pedagógicos e acadêmico-administrativos para promover uma inserção qualificada na cultura universitária.
O objetivo foi capacitar os professores para a adoção de práticas inovadoras, interdisciplinares e inclusivas, elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem e, consequentemente, fortalecendo a formação cidadã dos estudantes e o ensino público.
Como parte central de sua estratégia de acolhimento, o programa promoveu a trilha formativa “Iniciação ao Serviço Público” entre agosto e setembro de 2025. A iniciativa ofereceu uma série de atividades para ambientação funcional e desenvolvimento de competências. A programação incluiu:
- 19/08/2025: Evento de Boas-Vindas
- Um acolhimento institucional presencial, conduzido pela Reitoria, PROGRAD e PROGEP, para apresentar a estrutura e a missão da Universidade.
- 26/08/2025: Oficina de Ambientação – Parte I
- Sessão online com coordenadores setoriais da PROGEP para introduzir os novos docentes aos aspectos funcionais da carreira.
- 27/08/2025: Oficina de Ambientação – Parte II (Base Legal)
- Capacitação online focada na legislação da carreira, ministrada por servidores atuantes na área.
- 03/09/2025: Oficina de Ambientação – Parte III (Pró-Reitorias Acadêmicas)
- Apresentação das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão (PROEXT) e Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), detalhando o tripé acadêmico da instituição.
Estas ações iniciais foram complementadas por outras atividades de formação continuada, divulgadas ao longo do período, com o compromisso de desenvolver e integrar seu corpo docente desde os primeiros anos de atuação.