PAC 2024 – Iniciada primeira etapa do Planejamento de Compras 2024

Considerando que o planejamento é um princípio fundamental da administração pública e que deve nortear todas as suas atividades, e diante dos desafios que tivemos ao longo dos anos de 2021 e 2022 e das novas perspectivas para o ano de 2023 que se aproxima, anunciamos que, no período de 10/10/2022 a 23/10/2022 iniciaremos a primeira etapa do planejamento de compras e contratações para o ano de 2024.

Como já amplamente divulgado, é necessário, por exigência do Decreto nº 10.947, de 25 de janeiro de 2022 (Regulamenta o inciso VII do caput do art. 12 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o plano de contratações anual e instituir o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional), que planejemos e em momento oportuno venhamos a lançar no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) o nosso plano anual de contratações relativos ao exercício 2024.

Para o planejamento de contratações de 2024, dividimos em duas etapas. Na primeira etapa os requerentes avaliam se existem materiais / serviços da sua necessidade que não constam nos catálogos dos grupos de despesa. Em seguida, os mesmos terão 02 (duas) semanas, iniciando no dia 10/10/2022 e encerrando 23/10/2022, para solicitarem o cadastramento do material / serviço no catálogo do SIPAC. A fim de orientar os procedimentos a serem adotados para a solicitação de cadastro de material no catálogo do SIPAC, produzimos um manual sobre a temática e o link encontra-se no final deste documento. Além disso, a Codep, em parceria com o DMSA, organizou o Webinar “Planejamento de Contratações – Como cadastrar novos itens” e o evento pode ser acessado através do link que taém encontra-se no final deste documento.

Destacamos que os catálogos já estão disponibilizados no SIPAC e no site do DMSA e a verificação já pode ser iniciada, contudo, a solicitação de cadastramento somente poderá ser realizada a partir de 10/10/2022.

Após o tratamento das solicitações de cadastro de material no catálogo do SIPAC, no dia 07/11/2022 iniciará a segunda etapa que consiste na requisição do material no SIPAC, como já realizado no planejamento 2023. Esta etapa não sofreu mudanças.

O cronograma dos grupos para envio das requisições será divulgado logo após o encerramento do prazo da primeira etapa, ou seja, logo após o DMSA receber todas as solicitações de cadastramento de material / serviços no catálogo.

Por fim, cabe lembrar, que os gestores das unidades administrativas possuem o perfil de Autorizador de sua unidade, ou seja, caberá aos mesmos, além da gestão dos recursos das suas unidades, a responsabilidade de designar os servidores que ficarão responsáveis pelas requisições no sistema SIPAC. Sendo assim, apenas esses terão acesso ao sistema para cadastro de suas requisições.

Informamos abaixo os links de acesso aos manuais e maiores informações da nova metodologia utilizada para o planejamento 2024. No entanto, alguns manuais estão em processo de atualização, sendo assim, iremos divulgar posteriormente.

 

Manual Solicitação de cadastro de material no catálogo: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/files/2021/09/Manual-cadastro-de-material-no-cat%c3%a1logo-do-Sipac-atualizado.pdf

 

Webinar “Planejamento de Contratações – Como cadastrar novos itens?”

https://www.youtube.com/watch?v=tszzaog1e_8

 

Página do Planejamento 2024:
https://institucional.ufrrj.br/dmsa/como-comprar/

 

Manual requisição sipac:

https://institucional.ufrrj.br/dmsa/files/2021/01/Manual_Requisicao-Material-Sipac.pdf

 

Vídeo requisição SIPAC:

https://www.youtube.com/watch?v=YVqzkAPBzvo

 

Vídeo consulta número da requisição:

https://www.youtube.com/watch?v=g-1sGZhuIYg

 

Modelo de Memorando para de Solicitação de Permissão do Módulo Compras para os Requisitantes:

https://institucional.ufrrj.br/dmsa/formularios/

 

 

 

O DMSA está à disposição para prestar os esclarecimentos que sejam necessários através dos e-mails da Coordenação de Administração do DMSA – CADMIN (cadmin@ufrrj.br) e da Coordenação de Planejamento e Acompanhamento de Compras e Serviços (cpacs_dmsa@ufrrj.br), além do canal #contratacoes-dmsa no converse.

 

Contando com a colaboração e atendimento de todos, desde já, agradecemos.

© 2013 - Comunicação DMSA - UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfo@ufrrj.br
RSS