PAC 2023 – Iniciada primeira etapa do Planejamento de Compras 2023

Considerando que o planejamento é um princípio fundamental da administração pública e que deve nortear todas as suas atividades e diante dos desafios que tivemos ao longo dos anos de 2021 e sobre novas perspectivas para o ano de 2022 que se aproxima, anunciamos que no dia 04/10/2021, iniciaremos a primeira etapa do planejamento de compras e contratações do ano de 2023. Como já amplamente divulgado, é necessário, por exigência da IN 01/2019 (Dispõe sobre Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e sobre o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações), da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que planejemos e em momento oportuno venhamos a lançar no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) o nosso plano anual de contratações relativos ao exercício 2023.

A metodologia para o planejamento do ano de 2023 será diferente da metodologia utilizada no planejamento 2022. Para o planejamento de 2022 o Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares elaborou o cronograma e nos períodos estipulados no mesmo, as requisições eram encaminhadas, no entanto, os itens que não constavam no catálogo eram encaminhados através de memorandos durante o período em que o grupo se encontrava aberto. Desta forma, alguns grupos tiveram que ser reabertos posteriormente, uma vez que alguns itens não tinham código de material (catmat) e o DMSA tinha que solicitar junto ao SERPRO o cadastramento. Essa solicitação demanda tempo e, por vezes, é solicitado maiores informações para que o Ministério da Economia aceite e cadastre o material.

Por este motivo, para o planejamento de contratações de 2023 dividimos em duas etapas. Na primeira etapa os requerentes avaliam se existem materiais da sua necessidade que não constam nos catálogos dos grupos de despesa. Em seguida, os mesmos terão 2 semanas, iniciando no dia 04/10/2021 até dia 17/10/2021, para solicitarem o cadastramento do material no catálogo do SIPAC. A fim de orientar os procedimentos a serem adotados para a solicitação de cadastro de material no catálogo do sipac, produzimos um manual sobre a temática e o link se encontra no final deste documento.

Os catálogos já estão disponibilizados no sipac e no site do DMSA e a verificação já pode ser iniciada, contudo, a solicitação de cadastramento somente poderá ser realizada a partir de 04/10/2021.

Considerando as ações necessárias para realização do Planejamento de Contratações da UFRRJ para o ano de 2023, a Codep organizou em parceria com o DMSA o Webinar “Planejamento de Contratações 2023 na UFRRJ”. O evento será realizado nos dias *05/10/2021 e 04/11/2021, às 14h*.

No primeiro Webinar (05/10, às 14h), intitulado “Planejamento de Contratações – Como cadastrar novos itens?” será apresentada uma nova etapa ainda não experimentada pela Comunidade Universitária – o cadastramento de Materiais. O evento será realizado pelo canal da Codep no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=tszzaog1e_8

Após o tratamento das solicitações de cadastro de material no catálogo do sipac, iniciará a segunda etapa que consiste na requisição do material no sipac, como já realizado no planejamento 2022. Esta etapa não sofreu mudanças.

Sendo assim, informamos que já estão disponibilizados no sipac e no site do DMSA os catálogos para análise e início da primeira etapa.

O cronograma dos grupos para envio das requisições será divulgado logo após o encerramento do prazo da primeira etapa, ou seja, logo após o DMSA receber todas as solicitações de cadastramento de material no catálogo.

Por fim, cabe lembrar, que os gestores das unidades administrativas possuem o perfil de Autorizador de sua unidade, ou seja, caberá aos mesmos, além da gestão dos recursos das suas unidades, a responsabilidade de designar os servidores que ficaram responsáveis pelas requisições no sistema SIPAC. Sendo assim, apenas esses terão acesso ao sistema para cadastro de suas requisições.

Informamos abaixo os links de acesso aos manuais e maiores informações da nova metodologia utilizada para o planejamento 2023.

 

Manual Geral PAC 2023: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/informacoes/como-requisitar/

 

Como requisitar: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/como-comprar/

 

Manual Solicitação de cadastro de material no catálogo: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/files/2021/09/Manual-cadastro-de-material-no-cat%c3%a1logo-do-Sipac-atualizado.pdf

 

Manual requisição sipac: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/files/2021/01/Manual_Requisicao-Material-Sipac.pdf

 

Manual formulário complementar: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/files/2021/01/MANUAL-COM-ORIENTA%c3%87%c3%95ES-PARA-PREENCHIMENTO-DO-FORMUL%c3%81RIO-COMPLEMENTAR-A-REQUISI%c3%87%c3%83O-REV-FINAL.pdf

 

Vídeo requisição sipac: https://www.youtube.com/watch?v=YVqzkAPBzvo

 

Vídeo consulta número da requisição: https://www.youtube.com/watch?v=g-1sGZhuIYg

 

 

Para maiores informações, entrem em contato através do:

 

  • e-mail da Coordenação de Planejamento e Acompanhamento de Compras e Serviços (cpacs_dmsa@ufrrj.br)
  • ou do canal #contratacoes-dmsa no converse.

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