Afim de mapear os processos e competências institucionais da UFRRJ, foi realizada uma parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Gestão Estratégica – PPGE.
A então Mestranda Natália Jaques, sob orientação do Professor Saulo Barbará de Oliveira, contribuiu com sua dissertação, defendida no Programa de Pós-graduação intitulada “Modelagem de Processos Orientada Para o Mapeamento das Competências Funcionais: Construção de um Modelo”, que serviu como base a ser seguida pelo Projeto de Mapeamento. Em sua metodologia, foi utilizado o viés qualitativo, aplicando a técnica de grupo focal e análise dos dados do questionário do projeto MapFT – UFRRJ para coleta de dados. Seu principal objetivo foi mapear competências funcionais da força de trabalho da UFRRJ a partir dos processos de trabalho, por meio da construção e uso de um modelo adequado a esta finalidade.
Dentre os objetivos da pesquisa estavam: mapear os macroprocessos das unidades de trabalho; desenhar os processos das unidades de trabalho; identificar as competências funcionais necessárias para executar as atividades dos processos; correlacionar às competências necessárias com as competências funcionais existentes; levantar as necessidades de treinamento e elaborar um plano de recomendações.
A pesquisa desenvolveu o modelo ORION, que é utilizado no projeto MapFT para mapear processos e competências funcionais.
No link a seguir encontra-se a dissertação da Modelagem de Processos Orientada Para o Mapeamento das Competências Funcionais, da Mestre Natália Jaques.