A Feira da Agricultura Familiar no Campus Nova Iguaçu (FAF Nova Iguaçu) foi inaugurada no dia 13 de Março de 2018 e ocorre semanalmente às terças-feiras, de 10h às 15h, em frente ao Restaurante Universitário.
Devido a pandemia de covid-19, a Feira não está sendo realizada presencialmente em Nova Iguaçu. Como alternativa, clientes podem acessar o site da Cesta e fazer seu pedido! O produtor Edson está fazendo as entregas semanalmente, às quartas-feiras na Rural de Nova Iguaçu.
Fazem parte da FAF Nova Iguaçu, agricultores orgânicos e agroecológicos de Seropédica, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Campo Alegre, Queimados e Paracambi.
Os principais produtos comercializados são aipim, abacate, abóbora, banana, laranja, limão, quiabo, mel, ovos e queijo. Além de processados como batata chips, amendoim, cocada, doces de frutas, polpas de frutas e geleias. Na linha de higiene e beleza há sabonetes, produtos para o cabelo e outros produtos.
A FAF Nova Iguaçu conta com 9 agricultores orgânicos ou agroecológicos, possuindo uma diversidade abundante de produtos desde os de origem animal até fitoterápicos, ampliando a rede de comercialização e fortalecendo os laços de confiança com o consumidor.
Pedro José oferece em sua barraca frutas como abacate, tangerina, caqui, limão taiti e legumes como aipim. Além disso, ele é produtor artesanal de queijo Minas e requeijão. Seu Pedro conta com a ajuda da esposa Luzia que fabrica pães artesanais, oferecendo toda semana bolo de aipim e salgados de diversos tipos. A região de produção é Miguel Pereira.
Rosangela Mangili oferece produtos naturais independentes de químicas e agrotóxicos, como por exemplo, xaropes agroecológicos e suco Detox. Além de lanches rápidos e saudáveis para o público circulante como salgados com racheio de PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) entre outros. Sem corantes e aditivos químicos, Rosangela produz diversos itens prezando a saúde de seus clientes. A localização da produção é na região de queimados/RJ, onde os produtos são plantados, colhidos, processados e oferecidos por Dona Rosangela.
Lucia Helena possui uma propriedade que está localizada em Seropédica (o sítio Shandra) que é certificada pela Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO). Em sua propriedade existe produção de frutíferas, como abacate e jaca. Além de verduras que são cultivadas em formato “Mandala” (formato de estrutura circular de plantio) e visa diversificar a atividade agrícola. Lucia oferece seus produtos nas feiras de Nova Iguaçu e Seropédica semanalmente.
Genildo Xavier tem um sítio que está localizado na divisa de Tinguá e Duque de Caxias. Genildo cultiva palmito, coco, banana e comercializa frutas de épocas como limão e caqui. Além de oferecer seus produtos na feira. Ele também disponibiliza diversos lanches agroecológicos, como batata chips frita no óleo de palma, além de oferecer ovos caipiras.
Debora Fiqueira produz fitoterápicos e fitocomésticos, derivados da produção de plantas medicinais que são manipuladas e confeccionadas para serem oferecidas na feira toda semana. A região de localização da produção é em Campo Alegre, Cabuçu, sendo este um assentamento, e é realizada em um Centro de Formação Cultural que envolve juventude e mulheres.
Luiz Felipe é produtor de quiabo, feijão de corda, laranja, limão galego e pimenta. Sem uso de agrotóxicos, a produção de Luiz é em Nova Iguaçu, sendo esta agroecológica e livre de insumos químicos sintéticos.
Renato Baldez faz parte do assentamento Marli Pereira em Paracambi/RJ. Ele é apicultor possuindo 60 colmeias ativas em diversas localidades do Estado. Ele também faz parte do coletivo de mulheres Empório da Shaya que trabalha diretamente com a Shaya entre outros processados. Além disso, ele disponibiliza licor de jenipapo adoçado com mel, geleia de shaya, banana chips e diversos sabores de geleia em sua barraca semanalmente.
Hoje é dia de relembrar e mostrar um pouco da comemoração dos 8 anos da Feira da Agricultura Familiar na … leia mais
Na última quarta-feira (08/05), a equipe da FAF, a coordenadora do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar Anelise Dias e … leia mais
A equipe da FAF sob a coordenação da professora Anelise Dias, junto com a equipe do restaurante universitário da UFRRJ … leia mais
Entre os dias 18 e 22 de setembro ocorreu o 1° Seminário Ibero-Americano de Pesquisa em Agricultura Orgânica no Instituto … leia mais
No dia 7 de julho de 2023, a Feira da Agricultura Familiar do campus de Nova Iguaçu participou do evento … leia mais
No dia 30 de agosto de 2023 ocorreu em Mangaratiba a Oficina Regional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no PNAE … leia mais