A Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ completou 6 anos!

Uma quarta-feira diferente reuniu centenas de pessoas na FAF para a comemoração de aniversário.  No dia 23 de novembro as barracas de produtos ocuparam a frente do Pavilhão Central da UFRRJ ao lado de vários estantes parceiros, que praticam ou apoiam a agricultura sustentável. 

Estiveram presentes o Colégio Técnico da Universidade Rural, iniciativas do Instituto de Agronomia e CASTE (Casa de Agricultura, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular), o Instituto Multidisciplinar (IM) de Nova Iguaçu, a Embrapa Agrobiologia, a PESAGRO-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), a EMATER-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a empresa de fertilizantes orgânicos Mottanai, a Feira de Artesanato Criatividade sem Limites, a Associação Erva Doce em parceria com Grupo de Agricultura Ecológica (GAE) e Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), a ONG AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, o Museu de Solos  e o Instituto de Agronomia da UFRRJ, a CDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) com doação de mudas nativas da Mata Atlântica e também houve troca de sementes promovida pela empresa Resith e a Fazendinha Agroecológica do Km 47.  

Além disso, foram realizadas três oficinas no jardim do prédio principal. A primeira, ministrada pela Profa. Dra. Edilene Portilho do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, teve a finalidade de mostrar a importância da alimentação vegana, através do preparo de suco verde com as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Em seguida, o engenheiro agrônomo Leandro Miranda explicou sobre a produção de mudas através de técnicas de propagação como enxertia, alporquia e estaquia. E a terceira oficina foi coordenada pelos produtores da Feira de Agricultura Familiar, Julia e Jonas, que falaram da produção de cogumelos comestíveis.

A festa também contou com a apresentação do Grupo de Carimbó do Núcleo de Atenção à Melhor Idade do KM 49, coordenado por Alessandra Medeiros, fruto de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Seropédica através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Também marcaram presença os cantores Vinicius Gonçalves e Caroline Rodrigues, além do flautista Sérgio Polika. O evento teve ainda um café da manhã com bolo de ora-pro-nóbis e brigadeiro de biomassa de banana verde preparado pela equipe de Hotelaria da UFRRJ, organizado pela Prof. Juliana Borges, com ingredientes dos próprios produtores da feira. Ao final foi servido também bolo de banana delicioso feito pela produtora Maria Cristina para fechar a celebração dos 6 anos da FAF. 

Atualmente a Feira da Agricultura Familiar conta com cerca de 19 produtores que comercializam desde frutas (banana, coco, acerola, jabuticaba, caqui, mamão, tangerina, dentre outras conforme a época), verduras em geral, temperos, legumes diversos, produtos processados como pães, bolos, tortas e doces, itens de mercearia produzidos sob sistema orgânico e trazidos de outras regiões (arroz, feijão, soja, aveia, vinagre, azeite e muito mais), além dos produtores mais novos no grupo que trazem produtos pouco conhecidos e explorados como a kombucha, bebida fermentada feita a partir de chá verde, e os sorvetes artesanais preparados com frutas e geleias orgânicas sem adição de corantes ou conservantes.

 

Um pouquinho da nossa história

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro iniciou suas atividades em 2015. O programa de extensão é fruto de uma parceria entre Universidade Rural e a EMATER-Rio e tem como finalidade a integração entre comunidade acadêmica, moradores da região e agricultura familiar local com enfoque agroecológico através de algumas ações, dentre elas, a Feira da Agricultura Familiar. 

A primeira edição da feira ocorreu em 2016 e nesses 6 anos ela vem sendo percebida não só como um importante de espaço de comercialização, mas também de troca de saberes, experiências e aprendizados. Assim como um mercado de venda bem estabelecido, a FAF gera renda para os produtores da região e fortalece os princípios de cooperação e socialização. Assim, incentiva a economia popular e solidária, além de exercer um papel relevante para conscientizar os consumidores sobre a alimentação saudável.

Toda nossa equipe agradece às iniciativas que apoiaram o evento, em especial ao Colégio Técnico da Rural e Embrapa Agrobiologia pelo suporte na montagem e estrutura do espaço, e a todos(as) que prestigiaram o evento de 6 anos da feira mais querida da região!

Últimas Notícias

Trabalho do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar é apresentado no Seminário Ibero-americano de Agricultura Orgânica

Entre os dias 18 e 22 de setembro ocorreu o 1° Seminário Ibero-Americano de Pesquisa em Agricultura Orgânica no Instituto leia mais

30/10/2023 - 23:09

IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Iguaçu

No dia 7 de julho de 2023, a Feira da Agricultura Familiar do campus de Nova Iguaçu participou do evento leia mais

30/10/2023 - 22:57

Produtores e coordenação da FAF Rural no debate da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

No dia 30 de agosto de 2023 ocorreu em Mangaratiba a Oficina Regional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no PNAE leia mais

04/09/2023 - 16:38

Semana Rural da UFRRJ mistura ciência, cultura e vivências no campo

Na semana do dia 8 a 16 de julho o campus da UFRRJ de Seropédica realizou um evento que misturou leia mais

04/09/2023 - 16:34

FAF Rural na Caravana da Ciência

No dia 28/06, a Feira da Agricultura Familiar participou do evento Caravana da Ciência, organizado pela Secretaria Municipal de Meio leia mais

01/09/2023 - 12:53

A Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ completou 6 anos!

Uma quarta-feira diferente reuniu centenas de pessoas na FAF para a comemoração de aniversário.  No dia 23 de novembro as leia mais

05/12/2022 - 15:22

mais notícias