Nota aos Coordenadores de Programas de Pós-graduacão da UFRRJ

Em: 25/04/2018

 Nota aos Coordenadores de Programas de Pós-graduacão da UFRRJ

Prezado(a)s,

Devido ao grande número de pedidos de habilitação de vínculo de discentes (Mestrado e Doutorado) ou pós-doutorandos à UFRRJ no SisGen, gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

O cadastro de acesso ao Patrimônio Genético ou Conhecimento Tradicional Associado deve ser feito somente pelo coordenador da pesquisa ou supervisor do projeto do pós-doutorando.

Após o coordenador da pesquisa [que deve ser servidor (professor ou técnico) da UFRRJ] finalizar o seu cadastro no SisGen, o pedido de habilitação de vinculo à UFRRJ é enviado para o representante legal, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, representando o Reitor.

É necessário que o representante legal da UFRRJ habilite o vínculo institucional do coordenador da pesquisa para que este possa então cadastrar o tipo de acesso (ao PG ou CTA) como “usuário UFRRJ” e não como “usuário independente”, para pesquisa realizada no todo ou em parte na UFRRJ.

Após ter a sua vinculação habilitada, o coordenador da pesquisa ou supervisor do projeto do pós-doutorando poderá então incluir (durante o preenchimento do formulário de cadastro de acesso ao PG ou ao CTA) os demais integrantes da equipe envolvida (os quais não precisam, necessariamente, estar vinculados funcionalmente à UFRRJ).

Para agilizar a etapa de habilitação pelo representante legal, a PROPPG recomenda que os pesquisadores que coordenam ou supervisionam projetos de pesquisa, logo após o envio do cadastro para a habilitação de vínculo com a UFRRJ, entrem em contato através do e-mail sisgenruralrj@gmail.com e comuniquem o fato.

Vale lembrar ainda que o SisGen é atualizado às quartas e sextas, no período de 18h às 19h (horário oficial de Brasília). O Ministério do Meio Ambiente não recomenda utilizar o SisGen nesses períodos, pois o sistema pode apresentar instabilidade ou ficar inacessível.

Gostaríamos de destacar que a PROPPG e a “Comissão SisGen” da UFRRJ estão preparando uma cartilha e uma página online, com o objetivo de tornar mais acessíveis informações importantes sobre o cadastro de pesquisadores e de seus acessos ao PG e ao CTA realizados na UFRRJ.

Pedimos ainda a colaboração dos Coordenadores para divulgar essa nota entre seus docentes, discentes e pós-doutorandos vinculados ao Programa.

 

Atenciosamente,

 Comissão SisGen da UFRRJ