Encontre pesquisadores na UFRRJ

Fernando de Azevedo Cruz Seara

Graduação: Medicina Veterinária

Mestrado: Ciências Fisiológicas

Doutorado: Ciências Biológicas (Fisiologia)

Acessar Currículo Lattes

Setor de trabalho:

Departamento de Ciências Fisiológicas (ICBS/UFRRJ). Câmpus Seropédica

Telefone Institucional: (21)2682-3222

Dados Complementares

Graduação em Medicina Veterinária (2008 – 2013) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestrado em Ciências Fisiológicas (2013 – 2015) no Departamento de Ciências Fisiológicas da UFRRJ com auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Doutorado em Ciências Biológicas – Fisiologia (2015 – 2019) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutorado Sandwich (2017-2018) na Roy J. and Lucille A. Carver College of Medicine (The University of Iowa, Estados Unidos da América). Tem experiência em Fisiologia e Farmacologia cardiovascular, com ênfase nos aspectos terapêuticos e fisiopatológicos do infarto do miocárdio e hipertensão arterial. Sua experiência resultou na publicação de 9 artigos científicos, 1 capítulo de livro, orientação de alunos de graduação e especialização, e prêmios por trabalhos apresentados em eventos científicos. Atualmente é Professor Adjunto de Fisiologia no Departamento de Ciências Fisiológicas da UFRRJ, onde desenvolve projetos de pesquisa sobre os efeitos da senescência biológica e da hipertensão arterial sobre a progressão fisiopatológica e aspectos terapêuticos do infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (registro nº 3442), American Physiological Society (registro nº00162095) e European Society of Cardiology (registro nº 39517).

Tags:
  • envelhecimento