TI DDAS – Manual do Skype de Acesso à Reunião em Sala Remota.

Este manual tem o propósito de enumerar ações que visam aumentar a produtividade do link de Internet e organizar o comportamento dos participantes para melhorar o desempenho em uma sala remota destinada às reuniões administrativas.

Neste tutorial, o padrão será o Google Chrome com o SkypeWeb e também orienta o uso do programa Skype instalado no Windows/Linux.

Numa sala remota destinada à reunião, temos os seguintes integrantes:

Orientador: Responsável pela criação da sala remota e/ou presidente da reunião;

Locutor: Quem fala por um instante de tempo numa reunião; e

Ouvintes: Quem ouve por um instante de tempo numa reunião.

Utilizando o Google Chrome e o SkypeWeb, siga com os passos para ingressar da sala remota como convidado:

 



PASSO 01: Todos devem testar a Internet em data antecipada ao evento remoto (reunião ou defesa).

Primeiramente, utilize a ferramenta SIMET.

Acesse, via navegador Google Chrome, o seguinte endereço: beta.simet.nic.br


Observe os seguintes pontos:

DOWNLOAD: Responsável por encaminhar os dados de áudio/vídeo da INTERNET para o COMPUTADOR.

UPLOAD: Responsável por encaminhar os dados de áudio/vídeo do COMPUTADOR para a INTERNET.

DOWNLOAD/UPLOAD: Recomenda-se a capacidade mínima de 5Mbits/s e a ideal acima de 10Mbits/s. A capacidade reduzida pode impactar na qualidade da  recepção de áudio/vídeo numa vídeo conferência.

PING: Tempo de ping alto (mais de 50ms) indica que o link de internet não possui boa estabilidade;

PERDA: Perda superior a 2% afeta a qualidade da conexão, gerando travamentos no vídeo e LEG no áudio;

JITTER: Jitter de tempo alto (mais de 10 à 20ms) prejudica a transmissão de áudio e vídeo, gerando travamentos no vídeo e LEG no áudio.

 

O link de Internet dos integrantes (Orientador e Locutor/Ouvintes) demanda uma capacidade mínima de 2Mbits/s reais só para a transmissão.

Abaixo disso, aumenta-se o risco de uma transmissão comprometida.

Este problema pode ser proveniente de um sinal de WIFI baixo ou até má qualidade do serviço de INTERNET fornecido pelo provedor;

Importantes recomendações para a melhoria da qualidade do link de Internet:

– Usar Internet WIFI prejudica a transmissão. O ideal é que o computador seja cabeado com o roteador de Internet. Caso não seja viável, o computador deve estar no mesmo cômodo do roteador WIFI para melhorar o nível de sinal e, assim, evitam-se barreiras, como: paredes, TVs, janelas etc., que degradam o sinal WIFI.

– No momento da transmissão, o ideal é que a Internet não seja compartilhada com os outros integrantes da residência. Uma WEBCONFERÊNCIA requer exclusividade no acesso à Internet.

Ações importantes:

Em caso do teste não apresentar um resultado satisfatório, os convidados devem viabilizar um novo local para participar da defesa que possua um link de internet de maior qualidade.

Em caso de inviabilidade na troca do local, uma outra alternativa será rotear o celular conectado na rede 4G e conectar o computador/notebook ao celular (em caso de dúvidas, consulte o google, pois no Youtube existem diversos tutoriais).

Em último caso, para aqueles que não tenham que realizar qualquer apresentação ou compartilhamento de tela, uma opção pode ser utilizar o próprio celular com o 4G habilitado.

 



PASSO 02: Após o teste do link, abra o Microsoft Edge ou o Google Chrome. O SkypeWeb só funciona no Microsoft Edge ou no Google Chrome. Caso um desses navegadores não esteja disponível, instale o Google Chrome.

Acesse o SkypeWeb no Google Chrome. Para isso, siga a ordem dos itens:

Item 01: Copie e cole o link da sala remota na barra de endereços;

Item 02: Cancele “Abrir Skype?”;

Item 03: Clique em “Ingressar como convidado”;

 



PASSO 03: Na tela abaixo, siga a ordem dos itens:

Item 01: O Skype informa que o convite será válido por 24 horas;

Item 02: Escreva o seu nome;

Item 03: Clique em “Ingressar”;

 



PASSO 04: Na tela abaixo, siga a ordem dos itens:

Item 01: Habilite a webcam e o microfone, depois desabilite os dois;

Item 02: Caso o navegador mostre esta tela, clique em “Permitir”;

Item 03: Clique em “Ingressar na chamada”;

 

 



PASSO 05: Conheça a Tela do SkypeWeb e suas Ferramentas:

 

 



PASSO 06: Ações específicas para o “Locutor”.

AO FALAR: Na “Ferramenta 04” mantenha ativado o microfone e a webcam somente no momento da fala.

AO TÉRMINO DA FALA: Na “Ferramenta 04” desabilite a webcam e o microfone.

 

Obs: Caso a conversa seja mais dinâmica, todos os integrantes podem manter o microfone ligado e a webcam desligada para melhorar o desempenho do link de Internet.

 

 



PASSO 07: Ações específicas para o “Ouvinte”.

 Na “Ferramenta 04” desabilite a webcam e o microfone.



PASSO 08: Ações específicas para o caso de “Compartilhamento de tela” em uma sala remota.

COMPARTILHANDO A TELA: Na “Ferramenta 05” clique em “Compartilhar tela” para exibir a tela de seu computador. Função utilizada por exemplo para apresentar um Power Point.

COMPARTILHANDO A TELA: Ao Compartilhar a tela. Na imagem abaixo, siga os itens:

Item 01: veja a informação que a tela esta compartilhada;

Item 02: Clique no botão “ocultar”; e

Item 03: minimize a tela e abra a apresentação.

A partir deste momento sua tela será apresentada para todos substituindo a sua webcam.

 

 



Resumo das ferramentas do Skype Web:

Esta ferramenta apresenta a galeria e o número total de participantes.

Nesta ferramenta, pode-se gerenciar os participantes. Como por exemplo: ligar/desligar o microfone.

Nesta ferramenta, pode-se iniciar e finalizar a gravação da defesa. Deixe o Professor Orientador gerenciar esta função.

Nesta função, pode-se ligar/desligar o microfone/câmera e sair da sala remota.

Neste último, pode-se iniciar um “chat” (conversa em texto com os participantes da sala), compartilhar a tela e realizar diversas configurações e testes de som, de microfone, etc.

 

Através da sugestão deste manual, esperamos contribuir na condução de boas práticas de acesso, na gestão do link de Internet e na administração das salas remotas destinadas às atividades acadêmicas.

 

 

 

Em caso de dúvidas ou oportunidade de melhoria, reporte-nos através do e-mail:

computacaoddas@gmail.com

 

 

Elaborado por:
Elias Júnior
Técnico em Tecnologia da Informação
DDAS|ICHS|UFRRJ
NUTRI|COTIC|UFRRJ
Versão: 04
Em 30/03/2020

Postado em 02/04/2020 - 11:54